Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
O presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Mauro Sammarco, participou na tarde desta segunda-feira (31) do fórum Região em Pauta, de A Tribuna, que teve como tema os negócios de petróleo e gás na Baixada Santista.
O encontro também teve a participação do gerente geral da Petrobras, João Ricardo Lafraia, e o diretor do Instituto Geo Brasilis, José Roberto Santos.
Em sua apresentação, Sammarco falou da Câmara de Petróleo e Gás da ACS que foi criada em dezembro de 2012. "O trabalho da Câmara Setorial é fomentar o desenvolvimento da Cadeia de petróleo e gás na nossa região. Atualmente, a Câmara conta com 11 membros, entre eles a própria Petrobras, a Geo Brasilis, e outras empresas importantes do setor".
Sammarco comemorou a boa notícia de que a Petrobras não tem a intenção de deixar o Estado de São Paulo. "Temos muito potencial e a região tem muito para trabalhar e desenvolver a movimentação de cargas no Porto de Santos. A qualidade das estradas do estado e a logística rodoviária possibilitam o aumento dessa movimentação e quem sabe alcançar o tão almejado projeto da base offshore aqui em Santos".
As conversas constantes com a Petrobras, a Associação dos Engenheiros e do Instituto de Engenharia para trazer todos os operadores do mercado de exploração para a região também foram destacadas pelo presidente da ACS. "A nossa Câmara tem um projeto para criar uma agência de desenvolvimento a ser formada pela iniciativa privada da cadeia de petróleo e gás. A intenção é que essa agência contrate um executivo do mercado. Essa pessoa deve ter experiência e um bom relacionamento com a agência reguladora, além dos operadores do mercado. Por isso, é fundamental contar com o apoio das prefeituras locais e do Governo do Estado, como o Investe São Paulo".
Um último destaque levantado por Sammarco é a inauguração do Parque Tecnológico de Santos, que deve ocorrer no próximo mês. O presidente questionou se há interesse de grandes players investirem em pesquisa e tecnologia para fomentar o mercado na região.