Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
Começaram nesta segunda-feira (1º) as aulas da 69ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), com 18 alunos. Entre eles, há oito japoneses.
A abertura foi realizada no Auditório da Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137, Centro de Santos). O diretor-executivo da ACS, Marcio Calves, fez uma apresentação para contar aos alunos um pouco da história da associação, sua representatividade e principais realizações, como o Seminário Internacional de Café de Santos, por exemplo.
Na sequência, o professor Nilton Ribeiro, classificador e degustador que atuou durante 55 anos na exportadora de café Stockler, explicou a dinâmica das aulas e entregou o material aos alunos. Na oportunidade, ele falou também sobre algumas curiosidades, como o processo que garante a segurança do café exportado.
Além das aulas teóricas e práticas, onde os participantes aprenderão como é feita a classificação e a degustação de cafés, eles terão palestras com especialistas e participarão de visitas como à Fazenda Santa Alina, em São Sebastião da Grama, no interior de São Paulo, ao Museu do Café, à torrefação Rei do Café e à exportadora de café Sucafina.
Também irão participar das aulas, juntamente com o professor Nilton, José Almeida Ferreira, que atuou por anos na divisão de café da Louis Dreyfus, uma das maiores comercializadoras de café das variedades arábica e robusta do mundo, e a tradutora Sayoko Nakai, que fará a tradução simultânea de todo conteúdo do português para o japonês e vice-versa.
Por fim, os alunos conheceram a sala onde terão as aulas práticas e de degustação, que fica no 3º andar, da Associação Comercial de Santos.
História do curso
O tradicional curso teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.
Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.
São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.
Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador. Outras informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, ou pelo e-mail: acs@acs.org.br
Confira a lista dos alunos:
1-) Amanda de Souza - Santos/SP- NKG Stockler
2-) Anderson Luiz de Oliveira Paula - Santos/SP- Sucafina
3-) Douglas Antonio de Almeida Fernandes - Barra de São Francisco/ES
4-) Jailson Sort Gonçalves Gonzalez - Rondonópolis/MT
5-) Kleber Luiz dos Santos - Santos/SP- Cooxupé
6-) Laura Rauscher - Santos/SP - Rauscher Commodities Traders
7-) Luigi Scianelli - Santos/SP
8-) Matheus Henrique Gonzaga e Silva - Santos/SP-EISA
9-) Rodrigo Mesquita de Oliveira - Santos/SP
10-) Stanley Talião P. de Oliveira - São Paulo/SP0020
11-) Hisashi Nohara - São Paulo/SP – Japão
12-) Kamada Junya - Japão – Café Iguaçu
13-) Nagasaki Masahiro Japão – Café Iguaçu
14-) Masaki Hayashi - Japão – UCC
15-) Taku Hanzawa - Japão – UCC
16-) Tomo Akaishi - Japão – UCC
17-) Tomohiro Fujiwara - Japão – UCC
18-) Takaaki Murakami - Japão – Mitsui Alimentos