Fonte: Assessoria de imprensa ACS
Os 15 alunos que participaram do 63º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial e Santos (ACS) se formaram nesta quinta-feira (30). Eles receberam os diplomas das mãos dos padrinhos, escolhidos por eles, durante a cerimônia.
A formatura foi realizada às 17h30 no Auditório da Associação (Rua XV de Novembro, 137, Centro de Santos), no 1.º andar, e contou com a participação do integrante da diretoria da ACS, Moacir Soares. Estiveram presentes também o classificador de café da Associação, Onivaldo Ruas, o Geleia, e um dos palestrantes do curso, Alexandre Ferraz, da Stockler. A supervisão da grade é feita pelo presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.
Moacir Soares desejou sucesso à turma. “Esse curso só o início. Para a nossa profissão, de classificador de café, temos sempre que nos aperfeiçoar, sempre procurar aprender novas coisas, porque cada dia é diferente do outro. Não é só uma safra que é diferente da outra, cada dia você aprende mais. Muito sucesso, vocês agora fazem parte da Associação Comercial de Santos”.
O professor Nilton Ribeiro parabenizou o empenho dos alunos e falou o quanto eles foram especiais. “Fica uma tristeza em saber que não vou poder mais vê-los todas as manhãs. Desejo que este curso possa ajudá-los a concretizar sonhos e desejos em seus locais de trabalho. Obrigado”.
O orador da turma, Eduardo Pereira, ressaltou a qualidade do curso que, segundo ele, surpreendeu a todos. “A disponibilidade que tiveram conosco, nos levaram para visitar um armazém de café e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), foi incrível. Foi uma surpresa”.
Após a cerimônia de formatura, todos foram convidados para um coquetel de encerramento, oferecido pela ACS.
História do curso
O tradicional Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.
Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.
São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.
Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.
Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador.
O curso de café da ACS é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.
Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br