16 de agosto de 2012

Vice-presidente da Associação Comercial de Santos alerta para aumento do custo da carga - SAC Armazenagem - 16/8/2012

Publicada em: SAC Armazenagem & Modais - http://www.sacarmazenagem.com.br/ - 16/8/2012

Vicente do Valle, vice-presidente da Associação Comercial de Santos, esteve presente a uma mesa-redonda da 10ª edição do Santos Export e defendeu que o Governo Federal deve gerir operações de granéis para garantir a oportunidade dos pequenos produtores em competir com igualdade.

De acordo com o executivo, o aumento da concorrência entre terminais ajudará no aumento das opções para transporte de carga. “Dessa forma, os pequenos produtores têm condições de competir em pé de igualdade”, afirmou.

Segundo Valle, operações realizadas com carga durante o período noturno deveriam ter vantagens financeiras, fazendo com que o Porto funcione 24 horas por dia: “Quando se fala em porto, temos que pensar em custo para a carga. Uma forma que os terminais poderiam adotar para que fomentasse, seria ter uma tarifa diferenciada, talvez. Na qual você pudesse ter uma vantagem para aqueles que quisessem operar no regime noturno, para poder motivá-los para usar essas 24 horas. Quando a gente fala em porto, temos que pensar o que isso vai representar lá na frente, de custo para a carga”, ressaltou.

Ele também alertou para o aumento dos custos da carga desde a aprovação do Marco Regulatório. “Em 2004, pagávamos R$ 202 por contêiner, este ano estamos pagando R$ 650?. Outro desafio do Porto de Santos questionado por Vicente do Valle foi a burocracia: “Por conta desses processos burocráticos, pagamos mais armazenagem, mais estadias de caminhões, o que gera, novamente, mais custos para a carga.

Fonte: Guia Marítimo

 


 

Confira a reprodução da notícia

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.