Publicado em:
A Tribuna / 21/8/2012
#Painel e Feirão do Imposto, transportados em um caminhão, mostrarão o peso dos impostos no bolso do contribuinte brasileiro
A principal campanha nacional de conscientização sobre a carga tributária chega amanhã a Santos. O caminhão com o Impostômetro, bancado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), percorrerá Santos para mostrar ao contribuinte como cada tributo pesa no bolso do consumidor e como funciona a gigantesca arrecadação obtida pela máquina dos governos federal, estaduais e municipais.
O veículo ficará estacionado duas horas no Centro para que os consumidores possam visitar o Feirão do Imposto montado em seu interior. Depois, ele circulará pelas ruas da Cidade.
O Impostômetro tem como destaque um painel eletrônico no lado externo do prédio da ACSP no Centro da Capital que faz a contagem em tempo real dos impostos pagos no País acumulados desde 1º de janeiro de cada ano.
Há ainda o site www.impostometro.com.br, cuja página principal também tem um painel com a soma dos impostos em tempo real. No final da tarde de ontem ele marcava R$ 967, 6 bilhões em tributos.
Na Baixada Santista, a campanha do Impostômetro contará com o apoio da Associação Comercial de Santos (ACS).
O veículo chegará a Santos às 9 horas, passando pelas principais avenidas da Cidade até o meio-dia, quanto ficará estacionado até as 14 horas na Praça Mauá. Em seguida, percorrerá outras ruas de Santos e retornará às 18 horas para a Capital.
No feirão, os contribuintes poderão observar produtos com seus preços e etiquetas que mostram à parte qual o valor em reais que é destinado para a carga tributária.Nos últimos anos, ela tem variado entre 34% e 37%, porém, essa é uma média. Há itens com tributação muito superior a isso. “Muitas vezes o cidadão desconhece que os impostos que ele paga é que mantêm os serviços públicos. Por essa razão, deve exigir melhorias e cobrar das autoridades competentes a melhor utilização desse dinheiro”, afirma o presidente da ACSP, Rogério Amato.
O presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, acredita que a campanha conscientizará a região. “O impostômetro é um alerta diário, marcando a posição dos empresários, do comércio, do setor produtivo e da sociedade brasileira”.
HORA DE AGIR
Para conhecer mais detalhes de outra campanha da ACSP que defende a revisão da carga tributária, acesse www.horadeagir.com.br.
No endereço é possível manifestar sua opinião por meio de comentários e vídeos ou enviar mensagens para os deputados federais.
A intenção é pressioná-los para que votem o projeto de lei 1.472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.
O Impostômetro foi idealizado pelo tributarista Gilberto Amaral, do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Em 13 de setembro de 2011, o novo portal do Impostômetro foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto a população do País, dos estados e dos municípios está pagando em impostos.