Publicada em:
Jornal Vale Tudo, 19/5/2012, sábado
Escrito por Jânio Luiz
# Evento reúne, bienalmente, representantes nacionais e internacionais da cadeia produtiva do café
Por Polliana Dias
ASCOM Expocaccer
Os representantes da Expocaccer, Sérgio Geraldo Dornelas, superintendente; André Gomes Peres, gerente de negócios e João Ferreira Junior, gerente de cafés especiais; participaram da última edição do Seminário Internacional de Café de Santos ocorrida entre os dias 09 e 10 de maio no Sofitel Jequitimar Hotel, em Guarujá – SP. Com o tema central “Café do Brasil: Crescimento planejado – qualidade e volume”, o evento promovido pela ACS – Associação Comercial de Santos, tem como intuito integrar todos os agentes do mercado cafeeiro, apresentar tendências e novas tecnologias do setor, discutindo políticas do produto e sua situação nacional e internacional. O encontro reuniu representantes de 18 países consumidores e importadores de café, bem como obteve um grande número de inscritos dos Estados referência na produção do grão, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Este evento é o mais tradicional da cadeia do café. Além de oferecer boas palestras e apresentar tendências de mercado, é um excelente ponto de encontro com clientes nacionais e internacionais, sendo muito positivo para estabelecer e estreitar relacionamentos comerciais, apresentando sempre o diferencial do café da Região do Cerrado Mineiro”, avalia Peres.
O evento que apresentou palestrantes conceituados também ofereceu uma tarde livre para reuniões de negócios, momento este que foi extremamente positivo, conforme conta Ferreira. “As reuniões realizadas com grupos de compradores internacionais já renderam frutos para a Expocaccer e negócios foram realizados em decorrência deste contato. Foi um momento muito oportuno para criar novas possibilidades para o café da nossa região, inserindo no mercado internacional padrões do produto antes comercializados somente no mercado interno”. De acordo com Dornelas é muito importante para a cooperativa estar presente em eventos como este, pois é “uma maneira direta de enriquecer o contato com os clientes, bem como firma-se como uma boa oportunidade para fortalecer a Expocaccer no sentido de desenvolver novos clientes, apresentando a qualidade dos nossos serviços e do café da nossa Região, sobre os quais pudemos comprovar o respaldo e a credibilidade do mercado interno e externo”, conclui o superintendente.