16 de agosto de 2012

Desafios do Porto de Santos em debate - Porto de Santos - 16/8/2012

Publicado em:
Porto de Santos - 16/8/2012

Décima edição do Santos Export começa hoje, às 18 horas, em Guarujá, com a participação de empresários e autoridades do setor Debatendo os desafios do maior porto da América Latina, a 10ª edição do Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos começa hoje, no Casa Grande Hotel, em Guarujá.

Autoridades e empresários do setor vão discutir os temas do segmento portuário, o cenário atual e as perspectivas para os próximos anos. O evento, que termina amanhã, é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Uma Marketing de Eventos. Em sua10ª edição, ele já é consagrado como um dos principais encontros portuários do País. A solenidade de abertura será às 18 horas de hoje e terá a participação do governador Geraldo Alckmin(PSDB).

Além dele, estarão presentes o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq),Tiago Pereira Lima, o superintendente adjunto da Receita Federal em São Paulo, Marcos Fernando Prado de Siqueira, e o inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Santos, Cleiton Alves dos Santos, além de prefeitos e outras autoridades do setor. Em seguida, às 18h30, acontecerá a primeira palestra do evento, a ser ministrada pelo economista Ricardo Amorim.

O tema é o momento econômico do País e a participação do complexo santista nas trocas comerciais brasileiras. Amanhã, às 9h30, serão iniciados os debates com autoridades do setor. Os modelos de administração portuária e a falta de autonomia das Companhias Docas, serão os temas abordados na primeira mesa redonda. Participarão deste painel o gerente de Logística e Infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dalmo Marchetti, e o diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Tiago Pereira Lima. Em seguida, haverá uma palestra do jornalista econômico Luis Nassif, que vai abordar a reinvenção do agronegócio e o crescimento das operações no Porto de Santos.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Os desafios do complexo serão discutidos na primeira mesa redonda da tarde de amanhã. Haverá um debate sobre as estratégias do Governo Federal para a área portuária e o novo marco regulatório do setor. A demanda por maior agilidade na liberação de cargas e a necessidade de eliminar burocracias estão entre os pontos de debate.

A discussão terá executivos do setor elencando suas principais necessidades. O diretor presidente da Libra Terminais, Wagner Biasoli, o gerente geral do Grupo Localfrio, Luiz Ortiz, o diretor institucional da Rodrimar, Ricardo Mesquita, e o presidente do Terminal de Contêineres da Margem Direita (Tecondi), Luís Opice, serão debatedores no painel, além do diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Carlos Alfio Blaschi, e do 1º vice-presidente da Associação Comercial de Santos, Vicente do Valle. O consultor portuário Fabrizio Pierdomênico, o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Pedro Brito, e o diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo, Erik Camarano, também participarão. Ele terá a mediação do comentarista econômico da Globo News, George Vidor, e do editor do caderno Porto & Mar de A Tribuna, Leopoldo Figueiredo.

DESAFIOS

A dificuldade do transporte de mercadorias pelas estradas da região será um dos assuntos debatidos na última mesa redonda do evento. Ela vai tratar também da responsabilidade do poder público e da iniciativa privada nos investimentos portuários. Um estudo sobre os desafios para o crescimento do Porto de Santos será apresentado pelo Centro Nacional de Navegação (Centronave). Nele, os novos gargalos do cais santista serão abordados.
Além do diretor-executivo do Centronave, Cláudio Loureiro de Souza, outros executivos do setor vão debater a questão dos acessos ao complexo. O diretor de Expansão da Icipar, André Ursini, o diretor-presidente da Marimex, Antonio Carlos Fonseca Cristiano, o diretor comercial da Santos Brasil, Mauro Salgado, e o secretário de Emprego e Desenvolvimento Sustentável de Cubatão, Benito Gonzalez, vão analisar o tema.

A mesa redonda também terá como debatedores o diretor presidente da Praticagem, Fábio Mello Fontes, o diretor-presidente da Brasil Terminal Portuário, Henry Robinson, o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC), Martin Aron, e o secretário-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra),Matheus Miller.

O presidente em exercício da Codesp, Renato Barco, o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Bechara Abdala Pestana Neves, e o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem, Clodoaldo Pelissioni, também vão integrar a mesa redonda. Para finalizar o evento, às 18 horas, será apresentada a Carta Santos Export 2012, documento que trará e as conclusões dos debates do seminário. Em seguida, no próprio Casa Grande Hotel, haverá um coquetel de encerramento para os participantes.

Confira a reprodução da notícia

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.