O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de trabalho. Desde então, mais de mil alunos já foram certificados, desenvolvendo suas habilidades não somente em Santos, mas em várias regiões do país e do mundo.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores.

Durante a pandemia de 2020 o curso ficou suspenso por quase dois anos, e voltou totalmente reformulado e modernizado a partir de março de 2022, assumindo o modelo híbrido.

As inscrições podem ser realizadas através do site www.acs.org.br/academy.



Conteúdo programático

Híbrido,  o profissional aprenderá  a  história do café,  morfologia,  aspectos agronômicos,  principais pragas e doenças do cafeeiro,  preparo da lavoura e  métodos da colheita, preparo do café,  beneficiamento, armazenagem e classificação do café. 

Como a primeira parte do curso é 100% online, você pode começar o curso no momento que desejar.

Já no conteúdo prático, as aulas ocorrem presencialmente no laboratório de  Classificação e Degustação da ACS.  Neste módulo, o aluno terá todo o conhecimento necessário para se tornar um classificador e degustado de café.

O cronograma também inclui algumas visitas externas, uma delas, na exportadora de café EISA, para que os alunos possam conhecer os detalhes da exportação do grão, na prática, e outra na torrefação Rei do Café.

Confira o calendário dos encontros práticos em 2024:
Turma 79° - Março 11/03 a 22/03
Turma 80° - Junho 10/06 a 21/06
Turma 81° - Setembro 02/09 a 13/09
Turma 82° - Novembro 11/11 a 22/11

 

Para quem é o curso?

Profissionais e ou estudantes com interesse em aprender a classificar e provar café ou para quem pretende adquirir noção nas demais áreas da cafeicultura.

Requisitos mínimos

Ter ensino médio
Mais de 18 anos
Carteira de vacinação atualizada (Covid)
Atestado de sanidade bucal 

Carga horária ( 40 horas)

20 horas -  Digital
20 horas - Prática (duração: dez dias – segunda a sexta-feira, das 17 às 19 horas)

Certificado

Ao final do curso, o aluno receberá a certificação e carteira de classificador de café.

Investimento

R$ 650,00 (associado)
R$ 950,00 (não associado)

 

Outras informações são obtidas no site academy.acs.org.br, pelo telefone (13) 3212-8200, com Fernanda Marqueria  ou pelo e-mail: academy@acs.org.br.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.