April 14, 2021

Pandemia deve trazer momentos de oportunidades e mudanças no ensino

Pandemia deve trazer momentos de oportunidades e mudanças no ensino

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

O fechamento de escolas e universidades na maior parte do país em função da pandemia da Covid-19 representou um desafio para a continuidade do ensino e proporcionou um momento de mudanças e oportunidades. Para falar sobre esse assunto, o pró-reitor acadêmico na Unifenas, Mário Sérgio Oliveira Swerts, conversou com os integrantes da Câmara de Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos na manhã desta quarta-feira (14).

O pró-reitor iniciou sua apresentação falando sobre o estudo de comportamento e personalidade de cada funcionário na universidade. "Muito antes da pandemia, desde 2014, iniciamos um levantamento para ver o que poderíamos mudar e melhorar. Ao longo desses anos, fizemos alterações como substituições e alocações de profissionais".

Swerts lembra que a pandemia não deve ser vista como uma catástrofe e sim uma oportunidade. "Nos empenhamos diariamente em ensinar o que é certo, mas não percebemos que precisamos ensinar o que efetivamente dá certo e se aplica ao mercado. E, a pandemia nos ajudou a reformular e a repensar esse momento".

Para aplicar essa metodologia, o professor explicou que o processo passou por três etapas. A primeira fase foi a de percepção do mercado. "Escutamos os egressos de diferentes regiões, profissionais e gestores da área, e usuários e clientes para saber a real necessidade deles”.



Depois, na segunda fase, foi a vez de ver os cursos e listar as competências sob a ótica do mercado do trabalho, comparação e reflexão. E por último, praticaram o ato de esquecimento. Para implantar essa nova ideia, o pré reitor explica que não olharam para a matriz curricular e nem para os docentes do curso, que muitas vezes tinham dificuldade de aplicar algo novo. “A partir daí, construímos uma proposta de matriz seguindo o modelo institucional".

Ainda segundo o pró-reitor, a maior dificuldade foi enfrentar a resistência de muitos colaboradores. "É difícil você convencer que a mudança é necessária. Com o tempo, já colhemos os resultados, como é o caso do projeto Integra e Inova. Nele, dez alunos se destacaram com seus projetos e dois deles já se solidificaram como empresa".

> Confira a apresentação










Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.