June 13, 2013

Associações Comerciais da Baixada Santista e Vale do Ribeira se reúnem na ACS em busca de mais integração regional

Associações Comerciais da Baixada Santista e Vale do Ribeira se reúnem na ACS em busca de mais integração regional

Associações Comerciais do Litoral Sul - incluindo Baixada Santista - e do Vale do Ribeira se reuniram em busca de mais integração regional, em encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 13 de junho de 2013, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

A reunião da Região Administrativa 5 (RA-5) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) foi a primeira do novo vice-presidente da RA-5, Eliseu Braga Chagas, também presidente da Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Itanhaém (Acai), que observou que "a Associação Comercial de Santos é um ícone entre as Associações Comerciais".

O objetivo da Facesp é promover reuniões regulares das regionais, para aproximar e integrar as Associações Comerciais de uma região entre si e também no âmbito estadual. Dentro desta proposta, Braga afirmou que a intenção do presidente da Facesp, Rogério Amato, é elaborar um plano estratégico estadual, para integrar e dinamizar ainda mais as Associações Comerciais do Estado.

O vice-presidente da RA-5 disse que, na região, há um universo com mais de 19 mil microempresas com potencial de se filiarem às Associações Comerciais, o que abre um horizonte promissor de trabalho no sentido de angariar associados.

O 1.º diretor financeiro da Associação Comercial de Santos, Antonio Carlos Cavaco, representando o presidente da ACS, Michael Timm, deu as boas-vindas aos representantes das Associações Comerciais presentes.

O diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, também participou da reunião.

A Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), do Governo do Estado de São Paulo, esteve representada pelo diretor executivo, Marcelo Bueno.

O diretor técnico de Tecnologia da Informação (TI), Marcio Quedinho, e Ana Lúcia Buccolo, da Agem, fizeram uma breve apresentação da Geo Brasilis, empresa contratada, via concorrência pública, para realizar um estudo de planejamento regional, nas áreas de infra-estrutura e desenvolvimento econômico.

A Geo Brasilis fez exposição do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista, que ficou a cargo de Dayana Araújo, especialista em planejamento.

A coordenação geral do estudo é de José Roberto dos Santos, que, entre outras funções, atuou como diretor da São Paulo Invest, unidade criada pelo Governo do Estado para fomentar a vinda de grandes empresas para São Paulo.

A Agem iniciou pela Associação Comercial de Santos um trabalho de levar o estudo às Associações Comerciais da Baixada Santista - e também está aberta a receber propostas de cada entidade para acrescentar ao planejamento regional. 

O gerente do Escritório Regional Baixada Santista do Sebrae, Paulo Sergio Franzosi, foi convidado para participar da reunião.

Giovanni Guerra, Nelson Andujar e Ronaldo Abreu, da Facesp, fizeram exposições sobre iniciativas e projetos da federação estadual.

A reunião da RA-5 da Facesp contou com os presidentes das Associações Comerciais de Peruíbe, Armênio Ferreira; de Registro, Renato Zacarias dos Santos; e de Juquiá, Faisal Said Chaito; a presidente da Associação Comercial de Guarujá, Dagmar Augusto; a gerente da Associação Comercial de Guarujá, Carmita Gomes; o vice-presidente da Associação Comercial de São Vicente, José Alves; o diretor da Associação Comercial de Peruíbe, Laudo Bernardo da Silva; a secretária da Associação Comercial de Peruíbe, Silvia Lara; a gerente da Associação Comercial de Itanhaém, Marcia Nunes Baptista; o gerente da Associação Comercial de Mongaguá, Deivison David; a gerente administrativa da Associação Comercial de Registro, Valda Arruda; e o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Fernando Fonseca.

A Região Administrativa 5 da Facesp abrange 19 Associações Comerciais: Bertioga, Cajati, Cananéia, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Mongaguá, Pariquera Açu, Pedro de Toledo, Peruíbe, Praia Grande, Registro, Santos e São Vicente.

A Facesp está organizada em 20 Regiões Administrativas.

Confira press release da Geo Brasilis sobre o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista

Confira a apresentação do plano feita pela Geo Brasilis na Associação Comercial de Santos

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.