Os alunos que participaram do 60º Curso de Classificação de Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) receberam nesta quinta-feira (1), no auditório da instituição, seus certificados de conclusão de curso, durante cerimônia de formatura. Ao todo, 13 pessoas participaram das aulas.
O diretor do BTG Pactual, Arthur Graf, esteve no encerramento juntamente com o especialista em sustentabilidade cafeeira Soren Knudsen, que ministrou uma palestra aos estudantes durante o curso. Soren aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do café para Santos, para o Brasil e para a ACS.
“O maior porto de exportação da América Latina cresceu, enriqueceu e tem essa grandeza por causa do café. Independentemente do que vocês fizerem com esse certificado e com o conhecimento, lembrem-se que foi dessa casa que quase tudo sobre o café saiu durante muitos anos”.
O professor do curso, Nilton Ribeiro, que é classificador e degustador de café, relembrou as principais aulas, que incluíram visitas ao Museu da Bolsa do Café de Santos, a uma fazenda de café em Santo Antônio do Jardim, no interior de São Paulo, a dois armazéns de café, da Dínamo Armazéns Gerais, e ao canal do Porto de Santos, de lancha.
“Desejo que o aprendizado desse curso possa servir como uma alavanca na concretização dos seus sonhos”.
A oradora da turma, Ana Souza, agradeceu em nome de todos os alunos os ensinamentos recebidos. “Este mês serviu de base para diferenciarmos o café bom do café ruim, classificarmos os tipos e avaliarmos os muitos detalhes que aprendemos. Maiores conhecimentos com certeza virão com a experiência e o empenho de cada um de nós”.
Após receber o certificado, entregue por padrinhos escolhidos pelos próprios participantes, os alunos e seus familiares foram convidados para o coquetel de encerramento.
O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.
Veja a entrega dos diplomas: