February 13, 2014

Workshop reúne ensino e mercado / A Tribuna / 13/2/2014

Publicado em:

A Tribuna / 13/2/2014

Santos receberá evento realizado pela Petrobras, Saipem e BG no fim de março. Objetivo é aproximar setor das universidades locais

Aproximar empresas do setor de exploração e produção de petróleo e gás com as universidades locais, que possuem pesquisas nessa área, é o objetivo de um workshop que será realizado no fim de março em Santos. Petrobras e as fornecedoras  de serviços da estatal Saipem e BG são as responsáveis pelo encontro.

A ideia é que funcionários das organizadoras do evento ministrem um dia de palestras para pesquisadores das universidades da região. O formato do workshop está em desenvolvimento e alguns pontos foram discutidos ontem na Associação Comercial de Santos (ACS).

O encontro contou com representantes da Petrobras e com diretores e reitores das universidades que integram a Câmara Setorial de Instituições de Ensino da ACS. Convidado, o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, também esteve presente.

Uma nova reunião deve acontecer ainda este mês para divulgação da data, local e como será dividido o workshop. “Nossa intenção é nos aproximar das linhas de pesquisa desenvolvidas pelas instituições de ensino na exploração de petróleo e gás”, explica a gerente setorial de engenharia de produção da Petrobras, Juliana Schuhli.

O coordenador da Câmara Setorial e diretor da Universidade Paulista (Unip), Edison Monteiro, afirma que a ideia do workshop só foi concretizada após a visita dos reitores a uma plataforma da Petrobras. “Sob a ótica de que é preciso conhecer para ensinar, o Osvaldo Kawakami, gerente-geral da Unidade de Operações da Bacia de Santos (UO-BS), nos convidou e fomos lá dia 30 de novembro. Viajamos 300 quilômetros de helicóptero. Essa visita foi o pontapé inicial do evento que faremos em março”.

De acordo com o que foi discutido, o workshop será realizado em três salas. As palestras, que serão divulgadas posteriormente, devem ter duração média de 40 minutos, com intervalo de 15 minutos.

Para Santini, eventos desta magnitude só trazem benefícios para Santos. “Quis conhecer de perto os trabalhos de pesquisa que as universidades estão realizando. A cidade vive tempos de desenvolvimento e projetos assim refletem exatamente esse momento”.

Confira a reprodução da notícia

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.