December 10, 2014

Santos terá a segunda maior queima de fogos do país no Réveillon / Diário do Litoral - 10/12/2014

Publicada em: Diário do Litoral.com.br - 10/12/2014

# Os fogos terão 29 mil disparos, em um espetáculo de sons e cores. Serão 10 balsas no mar, duas a mais em relação a 2014

Da Reportagem

Após o bem sucedido Réveillon de 2014, Santos terá mais. A passagem para o Ano-Novo será marcada pela segundo maior show pirotécnico do País (atrás apenas do Rio de Janeiro), com 19 toneladas de fogos e cerca de 16 minutos de duração. Essa é uma das novidades anunciadas quarta-feira (10), durante o lançamento do esquema especial de verão na Associação Comercial de Santos.

As ações começam antes das festas de fim de ano e prosseguem até o Carnaval, com as participações de diversas secretarias municipais. "Queremos uma cidade ainda melhor para os munícipes e turistas na temporada. Estimamos que 1,6 mi veículos virão para Santos, com aproximadamente cinco milhões de turistas em um município de 430 mil habitantes. Santos está absolutamente preparada, graças às ações integradas que vamos realizar", disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Os fogos terão 29 mil disparos, em um espetáculo de sons e cores. Serão 10 balsas no mar, duas a mais em relação a 2014. A  Área Continental terá shows pirotécnicos na Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara. Os morros Ilhéu Alto e São Bento, no Chapadão do Cruzeiro, também recebem o espetáculo.

A festa vai até 2h do primeiro dia do ano. A programação cultural começa a partir do dia 18, diariamente (com exceção das segundas-feiras),  incluindo apresentações musicais, dança, teatro, cinema e atividades físicas, entre outras.

Tendas

As tendas, que contarão com a animação de DJs no Réveillon, ficarão ao lado do Posto 2, na Pompéia (Tenda 1); em frente à Rua Carlos Afonseca, no Gonzaga (2); nas proximidades da Avenida Conselheiro Nébias, no Boqueirão (3); em frente à Rua Oswaldo Cochrane, no Embaré (4); e em frente ao Colégio Escolástica Rosa, na Aparecida (5).

No período diurno, funcionarão das 10h às 13h e das 14h às 16h, com agenda diversificada nas barracas 1 e 4. A 2 terá Espaço Games. Já a 3 será voltada à Terceira Idade. Na 5, o público poderá praticar atividades físicas.

À noite, de terça a sexta-feira, das 19h às 22h, ocorre o happy hour em todos os espaços, com grupos locais tocando diversos gêneros musicais. Aos sábados e domingos, das 19h às 23h, a atração fica por conta dos bailes, com bandas da região executando repertório dançante.

Município receberá reforço com mais de 300 policiais

A cidade terá entre 26 de dezembro e 18 de fevereiro o reforço de 312 policiais militares e oito policiais civis. A orla contará com 82 guardas municipais, com a utilização de patinetes elétricos, quadriciclos, bicicletas e viaturas. A corporação ainda terá como novidade um micro-ônibus equipado com cinco câmeras de monitoramento (uma delas telescópica), que funcionará como base das ações da GM.

Abusos com equipamentos como jet-skis e lanchas também serão coibidos. Graças a um convênio com a Capitania dos Portos, guardas municipais foram treinados e capacitados para fiscalizar equipamentos aquáticos. A GM também contará com um bote inflável que percorrerá a orla, na faixa do mar após a zona de arrebentação.

O trânsito da cidade também terá alterações durante o período de festas. De 18 de dezembro a 2 de janeiro de 2015, a faixa exclusiva do corredor de ônibus da Av. Ana Costa ficará desativada, assim como as faixas preferenciais das avenidas Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos, liberando a circulação e o estacionamento.

Todos os grupos focais semafóricos que operam no modo "amarelo piscante" após as 23h, a partir de 15 de dezembro terão alteração para as 2h, por conta do fluxo de pedestres.

No turismo, equipamentos como o Aquário e o Orquidário permanecerão abertos às segundas-feiras e terão programação especial para crianças e jovens, com oficinas e cursos de férias. A cidade receberá 17 transatlânticos na temporada.

Água

A Campanha "Desperdício é a gota d'água" será intensificada em parceria com a Sabesp. A prefeitura instalou em todos os 47 chuveiros da praia dispositivos para evitar o desperdício. O equipamento interrompe o fluxo entre as 0 e 6h. Também foram instalados temporizadores nos chuveiros, além de lava-pés. Com todos os dispositivos em funcionamento, são economizados 235 mil litros por mês, cerca de 60% no uso.

---------------------------------

Confira a reprodução da notícia

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.