October 23, 2013

Reta final no concurso dos cafés de SP - A Tribuna - 23/10/2013

Publicada em:

A Tribuna - 23/10/2013, quarta-feira, página C-3, Economia

# Concorrem 81 lotes de várias regiões do Estado de São Paulo. Vencedores serão conhecidos em 12 de novembro no Museu do Café

DA REDAÇÃO

O 12.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo - Prêmio Aldir Alves Teixeira entra hoje na etapa seletiva final. Concorrem 81 lotes de café, todos finalistas dos concursos regionais realizados por 12 entidades estaduais, entre cooperativas, associações e sindicatos rurais.

As provas dos finalistas serão realizadas hoje e amanhã, na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar, no Centro Histórico.

A comissão julgadora dará notas de 0 a 10 para características como corpo, sabor, doçura, amargor e sabor residual. Concorrem três categorias: Cafés Naturais, Cafés Cereja Descascado e Microlote.

O ranking dos melhores cafés, por categoria, será divulgado na próxima segunda-feira. No dia seguinte, esses lotes serão leiloados via internet, em pregão que se estenderá até 6 de novembro. Em 12 de novembro, a partir das 16h, no Museu do Café, em Santos, será feita a premiação dos produtores e empresas campeãs.

A comissão julgadora é integrada pelos especialistas Aloisio Aparecido Lusvaldi Barca (BM&F Bovespa), Clóvis Venâncio de Jesus (BSCA), Maria Gabriela Pariz (ITAL), Davi Teixeira (ACS), Cristina Sariva Deolinda (Stockler/Cecafé), Cleia Junqueira (Abic) e Gerson Silva Giomo (IAC). A coordenação dos trabalhos é de Eduardo Carvalhaes Jr.

O concurso é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (Codeagro), e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Associação Comercial de Santos (ACS) e do Museu do Café.

O concurso foi instituído pela Câmara Setorial de Café de São Paulo, em conjunto com a Coordenadoria de Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo.

Do concurso, resultará a 11.ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que será lançada no final do ano.

O objetivo do concurso e da edição dos melhores cafés é incentivar a produção de cafés de alta qualidade no Estado de São Paulo, divulgar o conceito Café de São Paulo e o café como bebida e como hábito, promovendo produto entre os consumidores.

O concurso estadual premiará três categorias: categoria 1, cafés arábicas preparados por via seca (cafés naturais); categoria 2, cafés arábicas preparados por via úmida (cafés cerejas descascados e/ou despolpados) e categoria 3, microlote de café preparado em qualquer forma, proveniente de propriedade com até 15 hectares de área total, considerando todas as culturas existentes no local.

LANCES

Os interessados em participar do leilão dos melhores cafés de São Paulo poderão enviar lances para o e-mail: camarasetorial@sindicafesp.com.br

Confira a reprodução da notícia

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.