January 19, 2014

Região assedia e atrai novos eventos - A Tribuna - 19/1/2014

Publicada em:

A Tribuna - 19/1/2014, domingo, página C-1, Economia

# Setor de turismo de negócios reforça equipes para captar mais congressos; Mendes receberá encontro inédito com 5 mil participantes

MARCELO SANTOS

DA REDAÇÃO

O segmento de turismo de negócios da Baixada Santista conseguiu captar novos eventos para a região – entre eles o congresso das distribuidoras de energia elétrica, com mais de 4.500 inscritos. Isso em um ano de forte impacto da Copa do Mundo e com a economia em desaceleração.

O Santos e Região Convention & Visitors Bureau, que fomenta a indústria de turismo da Baixada, aponta cinco grupos entre os que têm estruturas mais amplas para realizar congressos de maior porte na região – o Mendes Convention Center e os hotéis Parque Balneário e Mendes Plaza, de Santos, e Sofitel Jequitimar e Casa Grande, de Guarujá.

Há ainda o Delphim, também de Guarujá, e mais hotéis, clubes e até o Sesc que, mesmo com uma estrutura menor, captam eventos.

Pelo menos dois desses grandes centros esperam realizar 350 eventos de pequeno a grande portes – 250 no Jequitimar o ano todo e 100 no Mendes Plaza no primeiro semestre.

O Mendes Convention é o que consegue realizar os maiores eventos. “Teremos mais eventos neste ano e nosso faturamento deve aumentar de 15% a 18%”, afirma o diretor da empresa, Alex Mendes.

O empresário negocia com outros realizadores de feiras a vinda para Santos. Entre os assediados está a UBM Brazil, que organiza na Capital a Intermodal e Infraportos.

O centro de convenções tem uma equipe de 56 funcionários fixos, além de 150 a 200 temporários para os dias de congressos.

Os grandes eventos chegam a ser captados com até dois anos de antecedência em relação à data do evento.

Mendes comemora a vinda do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), organizado pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

A 21.ª Sendi, que será realizada em novembro, se tornou um dos grandes eventos já captados pelo Grupo Mendes, ao lado da Santos Offshore e Fitness Brasil, além de encontros dos geólogos e dos agentes de viagem do Interior.

Esses grandes eventos dependem da oferta de apartamentos pela rede hoteleira da região.

Quando congressos e feiras acontecem, hotéis inteiros são reservados. Foi assim no caso dos geólogos e será também com a Sendi em novembro.

Porém, em abril será o mês mais agitado para o setor hoteleiro. Nesse mês serão realizadas a Santos Offshore e a Fitness Brasil.

Segundo Mendes, os participantes do congresso das distribuidoras de energia elétrica ocuparão hotéis de Santos, São Vicente e Guarujá e contarão ainda com traslados diários para os executivos de São Paulo.

CASA GRANDE HOTEL

O diretor-geral do Casa Grande Hotel, Lourival de Pieri, aposta para 2014 em uma expansão de 5% sobre o total de eventos de 2013 – a expectativa é realizar entre 220 e 250 congressos e encontros.

Entre os eventos na agenda do Casa Grande estão o de uma empresa farmacêutica, de bancos, do setor automobilístico e de congressos de médicos e dentistas, além de reuniões de treinamentos. Há também encontros realizados todos os anos, como os da Ambev, Samsung, Unilever e Basf.

Pieri conta com 18 profissionais voltados à captação de eventos. Grandes congressos geralmente são contratados entre 18 meses e dois anos antes da realização. Já os de empresas são assinados pelo menos três meses antes.

Os eventos geram de 50 a 80 empregos indiretos, segundo Pieri. São dezenas de recepcionistas, seguranças e equipes de montagem e desmontagem de som e estandes.

MENDES PLAZA

O Mendes Plaza Hotel, no Gonzaga, em Santos, já tem 100 eventos de pequeno, médio e grandes portes programados para o primeiro semestre, segundo a assessoria de imprensa.

De acordo com a assessoria, já estão contratados para este ano eventos de convenções de vendas e lançamento de produtos, do setor farmacêutico e de congressos da área médica, entre outros.

O hotel, que não pertence ao Grupo Mendes, tem 41 salas voltadas a eventos e capacidade para 800 pessoas em reuniões, congressos, workshops e treinamentos. O Mendes Plaza, que dispõe de equipamentos audiovisuais para locação, mantém uma equipe no Departamento de Eventos para prospectar negócios.

RECURSOS

Segundo o Santos e Região Covention & Visitors Bureau, em 2012 o turismo de negócios movimentou pelo menos R$ 50 milhões na Baixada Santista.

No primeiro semestre de 2013, 314 eventos contabilizados pela entidade contaram com 24 mil participantes.

MAIS CONGRESSOS, MAIS EMPREGOS

- Casa Grande Hotel

Contará com até 250 eventos para este ano dos setores farmacêutico, bancário, automobilístico e de treinamento, além de congressos de médicos e dentistas e reuniões fechadas da Ambev, Samsung, Unilever e Basf. A captação é feita por 18 profissionais em contato com o cliente ou com as agências especializadas em convenções de negócios. Cada evento do hotel gera de 50 a 80 empregos indiretos.

- Mendes Convention Center

Com capacidade para 2.500 participantes, investe na captação de grandes eventos com milhares de participantes. Entre os maiores estão a Santos Offshore, Fitness Brasil e o inédito encontro das distribuidoras de energia elétrica. Esse eventos garantem a ocupação dos hotéis de toda a região. O Mendes tem uma equipe com 56 funcionários e os eventos geram de 150 a 200 empregos temporários nos eventos.

- Mendes Plaza Hotel

Captou 100 eventos de pequeno, médio e grande portes para este semestre. O hotel receberá grupos de vendas e de lançamento de produtos, além de congressos do setor farmacêutico e da área médica, entre outros. O centro de convenções tem capacidade para 800 participantes em reuniões, congressos, workshops e treinamentos.

- Sofitel Jequitimar

Já estão agendadas convenções médicas, de agronegócio, do setor de publicidade e do mercado financeiro, além de eventos do empresário João Dória Jr. O hotel tem 300 apartamentos que são ocupados durante os grandes eventos – o centro de convenções tem capacidade para 1.500 participantes. O hotel tem uma equipe própria de captação de  eventos, mas pode atrair eventos internacionais por meio da bandeira Sofitel. Cada apartamento ocupado por participante de evento de negócios gera até cinco empregos.

HOTÉIS E COPA

>>Rede hoteleira

A rede hoteleira não tem do que reclamar dos grandes eventos. Hotéis inteiros são reservados em Santos, São Vicente e Guarujá. Mas, alguns realizadores deixam de vir para a região devido à falta de quartos. “Ainda há uma falta de hotéis, mas o problema estará sanado com lançamentos (de hotéis) que estarão prontos entre o final de 2015 e início de 2016”, afirma o diretor do Mendes Convention Center, Alex Mendes.

>>Copa do Mundo

Este será um ano atípico para o mercado de convenções devido à Copa do Mundo, que começa em 12 de junho e vai até 13 de julho. Os eventos estão sendo antecipados para o período entre fevereiro e maio, com a agenda sendo normalizada após a Copa do Mundo. Além disso, alguns dos potenciais clientes concentrarão suas operações de marketing na Copa do Mundo, reduzindo seus gastos com eventos de negócios.

JEQUITIMAR RECEBE BANCOS E AGRONEGÓCIO

Para o gerente-geral do Hotel Sofitel Jequitimar, de Guarujá, João Carlos Pollak, a expectativa é manter a realização de eventos neste ano no mesmo nível de 2013.

Mesmo assim, afirma Pollak, o hotel terá eventos suficientes para lotar a ocupação dos 300 apartamentos do Jequitimar. Ele não cita nomes de clientes alegando sigilo, mas diz que já estão agendadas convenções médicas, de agronegócio, do setor de publicidade e do mercado financeiro.

Em maio, o hotel recebe o Seminário Internacional do Café, da Associação Comercial de Santos. O empresário João Dória Jr, apresentador do programa Show Business, da TV Band, também promove eventos no Jequitimar.

O centro de convenções do hotel tem capacidade para 1.500 participantes. Os eventos são captados com antecedência de dez a 12 meses da data de realização, mas pode chegar a até três anos no caso de congressos internacionais.

O hotel possui equipe própria para captar eventos. Porém, tem a vantagem de pertencer à bandeira Sofitel, do grupo francês Accor. Por se tratar de uma rede internacional, conta Pollak, o Jequitimar acaba concorrendo com outros hotéis Sofitel em Cancún, Bali ou Cingapura.

Pollak diz que um hóspede de evento de negócios gera de três a cinco empregos, desde a cozinha do hotel a transportes. “O turismo é uma cadeia completa que movimenta desde agências turísticas a motoristas”.

A Copa do Mundo beneficiará os hotéis com a vinda das seleções do México, Costa Rica e Bósnia na fase preparatória.

Com os jogos em junho e começo de julho, a tendência é não ter eventos de negócios.

Confira a reprodução da reportagem

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.