April 29, 2015

Prefeitura vai estimular participação de empresas locais nas licitações - Prefeitura de Santos - 29/4/2015

Publicada em: Prefeitura de Santos - http://www.santos.sp.gov.br/ - 29/4/2015

Um total de 16 mil comércios e empresas de Santos e região será informado, por meio das entidades representativas, sobre as licitações públicas do Município para compra de produtos e aquisição de serviços. A medida é resultado do termo de cooperação assinado nesta quarta-feira (29) entre a Prefeitura, Associação Comercial de Santos (ACS), Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, durante o lançamento do programa LicitaSantos em solenidade na sede da ACS.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Gestão (Seges), visa ampliar a participação destas empresas nos processos licitatórios e, consequentemente, incentivar a economia regional. Isto porque apenas 9,3% das vencedoras de licitações da Prefeitura são de empresas instaladas na Cidade e 4,3%, de outros municípios da Baixada.

“Ao incentivar o empresariado, vamos gerar emprego e ajudar a manter a riqueza local. A Prefeitura não pode favorecer ou direcionar as licitações, existe uma legislação que deve ser respeitada, mas estimular é uma ação que pode ser feita”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Modernização

O chefe do Executivo santista também destacou diversas medidas adotadas pelo poder público para modernizar e desburocratizar a máquina administrativa, beneficiando assim os empresários, como a criação da Sala do Empreendedor. Neste espaço, que funciona à Rua João Pessoa, 132 (Centro), está disponível plantão de atendimento do LicitaSantos, em parceria com a Secretaria de Finanças (Sefin).

Site e Cartilha

Em conjunto com a Secretaria de Comunicação e Resultados (Secor), foi criado um site do programa no portal da Prefeitura (http://www.santos.sp.gov.br/licitasantos), onde é possível se cadastrar para o recebimento por e-mail dos avisos de edital das licitações, de acordo com a área de interesse.

Também foram produzidas e confeccionadas 1.000 cartilhas que explicam de forma didática o passo a passo dos processos licitatórios, as suas regras, tipos de modalidades, como participar, documentação necessária e os canais de contato para esclarecimentos.

Iniciativa é elogiada por empresários

Para os representantes dos comerciantes e empresários, o LicitaSantos ajudará a reverter o quadro de pouca participação local nas licitações. “O nosso setor empresarial, com certeza, vai corresponder a esse chamamento. Os benefícios serão coletivos, fortalecendo principalmente a nossa economia”, disse o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Santini.

“Vamos informar aos associados pelo nosso site, boletim mensal e por e-mail. É importante que os empresários recebam as informações e saibam o que está acontecendo”, ressaltou o diretor-financeiro do CDL Santos-Praia, Guilherme Mauger. Mesma opinião compartilhada pelo presidente do CDL Santos, Paulo Latrova. “Esta iniciativa vem atender justamente as pequenas empresas que desconhecem as licitações”.

Para o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Fernando Fonseca, os 14 mil associados devem aproveitar as oportunidades. “Acho muito bom o programa e espero que os comerciantes colaborem e acessem as informações”.

Segundo o gerente regional do Sebrae-SP, Paulo Sérgio Franzosi, o programa suprirá uma carência da região. “Há muitas empresas com condições técnicas e tecnológicas para poder fornecer os bens e serviços para a Cidade”.


Confira a reprodução da notícia

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.