October 27, 2013

Porto de Dubai dribla crise e cresce - A Tribuna - 27/10/2013

Publicada em:

A Tribuna - 27/10/2013, domingo, página C-4, Porto & Mar

# Infraestrutura do complexo portuário Jebel Ali e suas estratégias serão conhecidas pela comitiva do Santos Export nesta semana

LEOPOLDO FIGUEIREDO

ENVIADO A DUBAI

Diante de uma crise que tem afetado as principais economias do mundo, o Porto de Jebel Ali, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, consegue se manter como um dos dez principais complexos de carga do mercado e o mais importante do Oriente Médio.

E mesmo a recessão que ainda hoje afeta os setores de navegação e comércio exterior não altera seus planos de investimento. Em 26 de junho passado, inaugurou a área de expansão de um de seus dois terminais de contêiner, ampliando sua capacidade operacional anual de 14 milhões para 15 milhões de TEUs (sigla em inglês que significa unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). E até o final do próximo ano, terá concluído seu terceiro terminal de contêineres, o que permitirá a movimentação de 19 milhões de TEUs anualmente - quase três vezes e meia do que pode ser escoado pelo cais santista atualmente.

Essa nova infraestrutura do complexo marítimo de Dubai e suas estratégias comerciais vão ser conhecidas por empresários e autoridades do Porto de Santos nesta semana. Entre as próximas terça, quarta e quinta-feira, estão previstas reuniões com dirigentes de Jebel Ali e a apresentação de suas instalações.

A visita ao porto líder do mundo árabe integra as atividades da edição deste ano do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos. Promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e pela Una Marketing de Eventos, o seminário foi realizado nos últimos dias 26 e 27 de agosto, em Santos, e, agora, conclui sua programação com esta viagem técnica.

A organização de missões internacionais a importantes portos do mundo, complementando os debates ocorridos durante o fórum, é uma tradição do Santos Export desde 2005. Nestes nove anos, foram visitados complexos da América do Norte (Houston, Los Angeles, Long Beach, Miami e Seattle, nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá), da América Central (Panamá e Colón, ambos no Panamá), da Europa (Roterdã, nos Países Baixos, Le Havre, na França, Southampton, na Inglaterra, Barcelona, na Espanha, Gênova, na Itália, Hamburgo, na Alemanha, Copenhaguem, na Dinamarca) e da Ásia (Xangai, Shenzhen,

Ningbo e Hong Kong, na China). Esta será a primeira vez que a visita técnica ocorrerá no Oriente Médio.

AGENDA

A agenda da comitiva do Santos Export em Jebel Ali prevê, na terça-feira, uma reunião com dirigentes da Dubai Ports (DP) World, companhia do governo de Dubai que administra os portos do emirado e se tornou uma das principais operadoras de terminais de contêineres do mundo. Atualmente, é responsável pela gestão de 65 instalações em cinco continentes.

No Brasil, é uma das acionistas do Terminal Embraport, no Porto de Santos.

A unidade, instalada na Margem Esquerda do complexo, entre as ilhas Barnabé e Diana, inicou suas atividades comerciais nos últimos meses e, quando totalmente implantada, terá capacidade para escoar 2 milhões de TEUs.

No ano passado, a DP World operou mais de 65 milhões de TEUs e planeja, até 2020, atingir a marca de 100 milhões de TEUs anuais.

Na quarta e na quinta-feira, estão programadas visitas ao canal de navegação e às instalações de Jebel Ali.

O complexo marítimo está localizado a 35 quilômetros a sudoeste de Dubai, na costa do Golfo Pérsico, e opera carga geral e granéis, além de contêineres. Atualmente, têm dois terminais especializados na movimentação dos contenedores. As instalações contam 22 berços de atracação (vagas para a atracação de navios), com profundidades variando de 13 a 16 metros e capazes de receber alguns dos maiores navios do setor, com capacidade para transportar 16 mil TEUs. É o caso do CMA CGM Marco Polo, de 16.020 TEUs e 396 metros de comprimento e que esteve no porto em janeiro último.

Com a expansão desses dois terminais de contêineres e a entrada de um terceiro até o final do próximo ano, Jebel Ali poderá receber navios de 18 mil TEUs, além de conseguir operar 19 milhões de TEUs.

As áreas do porto árabe dedicadas à carga geral ocupam 1,3 quilômetro quadrado e têm 30 berços.

COMITIVA DO SANTOS EXPORT

A comitiva do Santos Export reúne alguns dos principais executivos de terminais portuários e empresas prestadoras de serviço na região de Santos. Há diretores de instalações de contêineres, granéis sólidos e líquidos, carga geral e passageiros e ainda da Praticagem de São Paulo. Também integram o grupo representantes de entidades empresariais, como a Centronave (Centro Nacional de Navegação, que reúne os armadores em atuação no Brasil), a Associação Brasileira de Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC), a Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) e a Associação Comercial de Santos. Do Sistema A Tribuna de Comunicação, estão presentes o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Santini, o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Santini, a diretora de Marketing, Renata Santini Cypriano, o editor regional da TV Tribuna, Eduardo Silva, e o gerente de Comercialização e Marketing, Marcio Delfim. Entre as autoridades, estão o presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, e os prefeitos Maria Antonieta de Brito (Guarujá) e Paulo Alexandre Barbosa (Santos).

MOVIMENTAÇÃO EM JEBEL ALI

Ano - milhões de TEUs = Posição no ranking mundial

2003 - 5,15 = 11.º

2004 - 6,43 = 10.º

2005 - 7,62 = 9.º

2006 - 8,92 = 8.º

2007 - 10,65 = 7.º

2008 - 11,83 = 5.º

2009 - 11,12 = 7.º

2010 - 11,6 = 9.º

2011 - 13,01 = 9.º

2012 - 13,3 = -

Fonte: Dubai Ports World

Confira a reprodução da matéria

 

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