August 04, 2014

O Porto de Santos, desafios e soluções - Segs - 4/8/2014

Publicada em:

Segs.com.br - 4/8/2014

Temas como o impacto portuário na mobilidade urbana, agilidade na liberação de cargas, novos modelos de gestão portuária, a competição entre terminais públicos e privados, os projetos de novos acessos à Baixada Santista, as obras de dragagem e os grandes desafios do setor serão debatidos durante o encontro. César Borges, Ministro dos Portos, confirmou presença.

Quais são as obras em andamento que facilitarão os acessos à Baixada Santista? Como estão as obras de dragagem no porto? A nova Lei dos Portos e as mudanças na gestão do setor portuário do Governo Federal vão afetar o porto de Santos? Esses e muitos outros desafios do Porto de Santos, responsável pelo atendimento ao maior polo econômico do país e parte importante da balança comercial brasileira, serão debatidos durante o Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos. A 12ª edição acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto, no Sofitel Jequitimar, em Guarujá e contará com a presença do Ministro dos Portos, César Borges. As inscrições estão abertas no site http://www.unaeventos.com.br/forumsantosexport/

Temas como a nova Lei dos Portos (nº12.815/2013), as mudanças planejadas pelo Governo Federal, o impacto portuário na mobilidade urbana, agilidade na liberação de cargas, novos modelos de gestão portuária, os arrendamentos de áreas na região, a competição entre terminais públicos e privados, os projetos de novos acessos à Baixada Santista, as obras de dragagem no porto e os grandes desafios do setor também estarão na pauta do encontro, uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e realização da Una Marketing de Eventos.

Frederico Bussinger, consultor do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente, participará da mesa sobre “Os gargalos operacionais e de infraestrutura do Porto de Santos” e comenta que a diretriz geral deve ser o aumento da participação relativa dos modos ferroviários, hidroviário e dutoviário na matriz de transportes interior dos portos. Em termos de projeto, ele cita a implantação da “Ferradura” ferroviária, na linha do previsto no PDZ/1997 (via dupla, bitola mista, controle único e centralizado, terminais multimodais, livre acesso); e a conexão hidroviária com terminais no “Fundo do Estuário”. “Isso, pelo lado da oferta. Mas o acesso melhorará, também, em se reduzindo a demanda “redutível”, como por exemplo, transferindo a movimentação de grãos para o “Fundo do Estuário”; particularmente da Ponta da Praia”, completa.

José Ribamar Belizário Brandão, diretor de Desenvolvimento Portuário do Guarujá, garante que a cidade foi a que mais sofreu na região com filas e congestionamentos, porém foi a primeira a se preparar e já começa colher os resultados. “Fizemos a perimetral e a prefeita criou o comitê permanente de gerenciamento de crise, envolvendo prefeitura, terminais, policia militar e rodoviária. Mesmo recebendo em média 3.500 caminhões dia, esse ano ainda não tivemos congestionamento. Além disso, o comitê de gestão de crise criou rondas permanentes por ocasião das filas, aumentando com isso a segurança. O Guarujá está reivindicando junto à Codesp um berço público, para beneficiar as empresas estabelecidas no município, visando uma alternativa eficiente no transporte.”

Ainda sobre a questão dos acessos, Alberto Lodi, diretor superintendente da Ecovias, enfatiza que a empresa vem realizando importantes obras para ampliação da infraestrutura oferecida aos usuários na região da Baixada Santista. “Já está em fase final de construção o novo Anel Viário de Cubatão, que interligará as rodovias Anchieta, Cônego Domênico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega, e a implantação de faixas adicionais nos dois sentidos da Cônego Domênico Rangoni, entre o entroncamento com a Anchieta, no km 270, e o Polo Industrial de Cubatão, no km 262.”

Além dessas obras, ele lembra duas iniciativas a cargo do governo do Estado de São Paulo: a duplicação e construção de viadutos no trecho entre o km 62 e o km 65 da Rodovia dos Imigrantes; e a duplicação do Viaduto Rubens Paiva (antigo 31 de março). “Ainda na Baixada Santista, estão em andamento duas obras que contribuirão principalmente para a mobilidade de turistas na região. A adequação do trevo da BR-101, que dá acesso a Bertioga e ao Litoral Norte, e a implantação de terceira faixa na Padre Manoel da Nóbrega no sentido São Paulo entre o km 274 e km 292. A primeira será entregue ainda esse ano, a segunda tem conclusão prevista para dezembro de 2016”, conclui.

O Santos Export 2014 tem Patrocínio de: Anhumas, BTP, Concais, Ecoporto, Embraport, Grupo Libra, Icipar Empreendimentos, Localfrio, Marimex, , Rodrimar, Saipem, Santos Brasil e T-Grão Cargo. Patrocínio: ABTRA, ABTTC, Associação Comercial de Santos, AMA, Centronave, Codesp e Praticagem do Estado de São Paulo . Apoio: Prefeitura de Santos, Prefeitura de Guarujá e Prefeitura do Cubatão.

http://www.unaeventos.com.br/forumsantosexport/

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