February 23, 2014

Em 19 de março, há eleição na ACS - A Tribuna - 23/2/2014

Publicada em:

A Tribuna - 23/2/2014, domingo, página A-7, Cidades

No dia 19 de março, as urnas da Associação Comercial de Santos (ACS) vão revelar quem comandará a entidade nos próximos três anos. Dois empresários se candidatam para substituir o atual presidente, Michael Robert August Timm, que, pelo estatuto social da casa, não pode participar do pleito, pois já foi reeleito em 2011.

A Chapa 1 é encabeçada pelo empresário Ronaldo Jamar Taboada, sócio-quotista da Five Star Service Comércio Exterior Ltda., único representante da atual diretoria-executiva. O diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, é o candidato da Chapa 2, cuja composição conta com cinco dos nove atuais diretores-executivos.

Assim como ocorreu na edição de sexta-feira com Taboaba, A Tribuna traz hoje o perfil e as metas de Santini para comandar, caso seja eleito, a quinta associação mais antiga do País, conhecida como Casa do Empresário e uma das incentivadoras do desenvolvimento econômico do Porto e da Baixada Santista.

Santini explica que se tornou candidato após ser indicado. “Fui convidado e me senti à vontade em encarar esse desafio, inclusive porque o jornal

A Tribuna é sócio da ACS desde 1929. É a segunda entidade mais antiga vinculada à Associação” (a mais antiga é o Banco do Brasil).

Caso seja eleito, afirma que dará continuidade aos trabalhos da atual gestão, mas entende que a ACS pode ter sua atuação bastante ampliada e fortalecida. “A entidade deve se tornar uma porta-voz da comunidade, sobretudo dos empresários, e cumprir seu papel social”.

O candidato diz que a composição de sua chapa já apresenta a ideia de pluralidade. “Meu primeiro vice-presidente é o John Wolthers, que é de uma grande corretora de café estabelecida há muitos anos. Além dele, toda a chapa é constituída de pessoas de alto gabarito em outros setores empresariais”.

Seu projeto visa também fortalecer as 22 câmaras setoriais que compõem a ACS. Para isso, quer promover um diálogo mais intenso entre elas, aumentando as chances de cooperação em busca de soluções para problemas e novas ideias, e incentivar novos negócios e empreendimentos.

Santini também dará atenção ao jovem empresário. “Caberá a Gustavo Assef Pierotti, ex-presidente da Associação Comercial de Santos Jovem, e integrante da minha chapa, ser o link para abrir espaço aos novos empreendedores na Cidade”.

O candidato da Chapa 2 seguirá a política atual de austeridade das contas. Também vai colaborar na atração de empresas para a ACS. “Estamos no rumo certo. Só acho que temos que olhar mais para fora, abrir mais espaços e oportunidades”.

Ele ressalta querer participação mais atuante da entidade em questões estratégicas relacionadas a Santos. “A Associação tem que se envolver ativamente em discussões como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mobilidade urbana, túnel, acessos ao Porto, entrada da Cidade”.

INTEGRAÇÃO

“Quero criar um ambiente de governança participativa, e um diálogo intenso entre as câmaras setoriais. Assim promovemos uma integração maior na busca de soluções e formulação de novas ideias”
Roberto Clemente Santini

Confira a reprodução da notícia

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.