September 26, 2014

Eduardo Suplicy dá palestra na Associação Comercial de Santos - A Tribuna - 26/9/2014

Publicada em:

A Tribuna - 26/9/2014, página A-6, Cidades

# Candidato ao Senado, ele esteve em Santos

FERNANDA HADDAD

DA REDAÇÃO

Imagine um time em que estivessem grandes nomes como Robinho, Pelé, Neymar, Ronaldo Gaúcho e a Marta, do futebol feminino, todos jogando em sua melhor fase. Você mexeria no time?”. Assim, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) justificou sua vontade em permanecer no mandato, que já exerce há 24 anos no Senado.

Cumprindo agenda de campanha, o candidato esteve ontem na Associação Comercial de Santos, onde palestrou para convidados e associados. Depois, seguiu para a Câmara e também discursou para os vereadores santistas.

Com 25% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Ibope, Suplicy está quase 10 pontos percentuais atrás do candidato do PSDB ao Senado, José Serra, que tem 34% das intenções paulistas.

O petista não enxerga esse cenário como ameaça ao mandato. “Tenho respeito pelos meus adversários, mas eu percebo que desde o início da campanha eleitoral tenho me aproximado mais e mais (de Serra) e crescido significativamente”.

Suplicy acredita no trabalho que vem realizando todos esses anos. Sua principal bandeira continua sendo a Renda Básica de Cidadania (RBC), projeto de sua autoria. A proposta foi aprovada pela Casa e, em 2004, sancionada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Até hoje a Lei da Renda Básica não foi implantada, mas Suplicy explica que não é um programa fácil de colocar em prática. Trata-se de benefício que garante a transferência de renda por parte do governo a todas as pessoas que vivem no Brasil.

O repasse seria mensal, de acordo com a proposta do senador,  atendendo às necessidades básicas de cada pessoa. “Se nós fôssemos, hoje, começar com um valor um pouco melhor do que o Bolsa-Família, seria um orçamento quase tão importante quanto o que vai para a Saúde ou Educação. Então, é preciso preparar o País”, ressalta o senador, que citou a lei e seu benefícios diversas vezes no discurso, esperançoso quanto à implantação.

Outro assunto abordado foi a reforma tributária. Ele se diz a favor da proposta e propõe a transparência na aplicação dos impostos.

Promete ainda cobrar no Senado, caso seja reeleito, a aprovação de projetos, de sua autoria, para uma reforma política. Suplicy defende que os suplentes dos candidatos também sejam eleitos pelo povo, e que o financiamento de campanhas só possa ser realizado por pessoas físicas, não mais por pessoas jurídicas, como acontece hoje.

# Manifestações no País

Quando questionado a respeito das manifestações que ocorreram em junho do ano passado, em todo o País, o senador diz ter ouvido a voz do povo e afirma ter atuado em consonância aos apelos dos movimentos sociais.

Suplicy ressalta que, inclusive, tem dialogado com o movimento Passe Livre e, além disso, votou e apresentou propostas a favor de uma reforma política.

Confira a chamada para a notícia na capa de A Tribuna 

Confira a reprodução da notícia

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.