June 22, 2015

Diretor da ANR fala sobre desafios do setor - Associação Nacional de Restaurantes - 22/6/2015

Publicada em: Associação Nacional de Restaurantes - http://www.anrbrasil.org.br/ - 22/6/2015

O diretor executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Alberto Lyra, abordou os desafios do setor em uma palestra realizada na última quarta-feira (17), no auditório da Associação Comercial de Santos, no litoral paulista.

A apresentação foi direcionada aos integrantes da Liga Gourmet e também aos restaurantes interessados em participar desse grupo de empresários que decidiram fomentar o mercado com o objetivo principal de fortalecer o segmento na região da Baixada Santista. O projeto é uma iniciativa do programa Empreender, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em parceria com a Associação Comercial de Santos.

O diretor executivo da ANR apresentou um panorama do setor de food service no Brasil e lembrou que a atividade praticamente viu o faturamento triplicar nos últimos dez anos, passando de R$ 96 bilhões em 2005, para uma expectativa de R$ 300 bilhões em 2015.

Apesar das perspectivas serem boas, Alberto Lyra alertou para desafios que os serviços de alimentação terão que enfrentar, como elevação de impostos, restrições sanitárias, acirramento da concorrência, aumento dos custos operacionais, legislações desconectadas da realidade e ainda lutar para melhorar a imagem do segmento como um todo. “O setor emprega seis milhões de pessoas em todo o país e há fatores bastante positivos no mercado, como o alto nível de empreendedorismo, elevados padrões de segurança alimentar, faturamento crescente, diversificação de culinárias e capacidade de atender o hábito de comer fora de casa", assinalou.

Ele também citou que a ANR, no que diz respeito à segurança alimentar, tem garantido assento no Comitê de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), participando de revisões de legislação sanitária e negociando com as autoridades fiscalizadoras. A entidade também mantém relações institucionais, por meio de sua assessoria parlamentar em Brasília, e monitora projetos de lei em curso no Congresso e nos poderes legislativos estaduais e municipais.


Confira a reprodução da notícia

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.