November 11, 2014

Deputados discutem metas para a BS / A Tribuna - 11/11/2014

# Os três representantes da Baixada Santista eleitos para a Câmara Federal apresentam suas ideias e debatem projetos para a região

MAURÍCIO MARTINS

DA REDAÇÃO

Crise da água, infraestrutura, saúde, educação, Porto, participação popular. Durante duas horas, os deputados federais eleitos pela Baixada Santista, Beto Mansur (PRB), João Paulo Papa (PSDB) e Marcelo Squassoni (PRB), abordaram os temas mais importantes para a região e como eles serão tratados nos futuros mandatos. O encontro, ontem à noite, na Universidade Católica de Santos (UniSantos), foi acompanhado por um auditório lotado.

Além da universidade, a iniciativa tem organização de A Tribuna, Associação Comercial de Santos (ACS) e Fórum da Cidadania. Representantes dessas entidades e o público puderam fazer perguntas aos futuros parlamentares. O debate foi mediado pelo jornalista e diretor executivo da ACS, Marcio Calves.

SEGURANÇA PÚBLICA

Uma pergunta sobre a possibilidade de prisão perpétua no Brasil deu início à discussão sobre segurança pública, considerada o calcanhar de Aquiles do Governo Federal. Papa discorda “por princípios” desse tipo de punição, assim como da pena de morte.

Para ele, a pena máxima de 30 anos é suficiente. “O problema no Brasil não é a legislação, mas a aplicação dela, que não ocorre como deveria”.

Com experiência na Câmara dos Deputados, Mansur acha muito difícil a aprovação de penas mais duras. “O que podemos tentar é aumentar o tempo de permanência de menores presos. Hoje, eles ficam três anos, no máximo”.

Squassoni quer a redução da maioridade penal. “Sou a favor de que o adolescente de 16 anos vá para a cadeia. Por que o Congresso é conivente com essa legislação branda?”, diz, afirmando que vai lutar para modificar a lei.

ÁGUA

A crise hídrica no Estado de São Paulo também foi abordada, incluindo uma possível falta d’água na Baixada Santista. “Acho que o problema deverá ser sentido aqui na temporada de verão”, prevê Squassoni.

Já Papa, que tem cargo de diretoria na Sabesp, acredita que não havia motivo para obras de ampliação de reservatórios anteriormente, porque há três anos o volume era tão alto que causava alagamentos na área próxima a Cantareira (Grande São Paulo). “O que estamos vivendo hoje são problemas climáticos”, justifica.

“A Baixada Santista é a que tem melhores condições nos seus mananciais e tem chovido na Serra”, minimiza.

Para Mansur, o País demorou para fazer uma ampla campanha de economia de água. Ele também acredita que é necessária uma legislação mais moderna para o setor. “Hoje, para construir uma represa há limitações ambientais muito grandes”.

SAÚDE

Os três deputados eleitos garantem que vão trabalhar para aumentar os repasses federais ao Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, Mansur e Papa se dizem favoráveis, mas afirmam que a iniciativa não pode ser permanente. Ambos defendem a criação de uma carreira para o médico brasileiro no setor público.

Squassoni elogia a iniciativa. “Verifiquei o quanto as pessoas são bem atendidas por esses médicos estrangeiros. Gente que foi deixada de lado pelos médicos brasileiros, que foi maltratada”.

REFORMA POLÍTICA

Questionado sobre o tema, Beto Mansur afirma que há “muitas discussões no Congresso que não passam”. E emenda: “se quisermos aprovar uma grande reforma política, não conseguiremos. Pequenas modificações podem passar”.

Já João Paulo Papa fala que vai brigar pela proposta. “Acho fundamental uma reforma política abrangente e profunda. A começar pela implantação do voto distrital”. Squassoni também é favorável à adoção do voto distrital no Brasil.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Os três eleitos são contra a participação de conselhos populares em decisões, proposta defendida pela presidente Dilma Rousseff (PT). “Votei contra a proposta da Dilma. Nós temos representantes eleitos democraticamente, deputados, senadores, que já representam a sociedade”, argumenta Mansur.

OPORTUNIDADE

A editora-chefe do jornal A Tribuna, Arminda Augusto, ressalta que o encontro é uma oportunidade de conhecer melhor quem são os deputados, o que eles já fizeram na vida pública e o que pretendem fazer. “A ideia é que esse debate seja permanente, que eles prestem conta dos mandatos para os quais eles foram eleitos por todos nós”.

DEPUTADOS ESTADUAIS

Hoje, o encontro, a partir das 19 horas, é com os futuros deputados estaduais Caio França (PSB), Cássio Navarro (PMDB) e Paulo Corrêa Júnior (PEN). O evento, aberto ao público, é realizado no Campus Dom Idílio José Soares, na UniSantos, à Avenida Conselheiro Nébias, 300, Vila Mathias. Não é necessária a inscrição prévia para participar.

# Compromissos

“Para retomar o desenvolvimento do Brasil, o Congresso Nacional não poderá fugir de três temas: a água, a energia (elétrica) e a questão do Pré-sal que nos aflige diretamente”

Beto Mansur (PRB), deputado federal reeleito

---------------------------------

“Quero buscar meios para garantirmos um maior equilíbrio da região, que é estratégica para o desenvolvimento do País. É uma região relevante, mas muito desigual”

João Paulo Papa (PSDB), deputado federal eleito

---------------------------------

“Me comprometi a fazer um hospital em Vicente de Carvalho. Para mim, isso é uma questão de honra. Sentimos os problemas na pele e queremos mudar”

Marcelo Squassoni (PRB), deputado federal eleito

---------------------------------

# Participação

“O deputado que eu votei está aqui. Acho bom participar para saber quais serão os objetivos dele. É importante esse tipo de encontro, para que os deputados ouçam as sugestões e necessidades da população, é uma troca de ideias. Vou acompanhar para ver se ele cumpre o que promete”

Thalita Trindade Barreiro, estudante universitária

---------------------------------

“É ótimo esse encontro, para tomar ciência do que eles farão em benefício da população da Baixada Santista. É um retorno fundamental e a oportunidade para cobrá-los de perto. As pessoas precisam acompanhar o trabalho dos deputados”

Roberto Pimentel, aposentado

---------------------------------

“Um dos motivos que me fazem estar aqui é ouvir as propostas que eles têm para a região. Vamos ver o que eles podem fazer por nós, o que podem trazer de recursos. Costumo acompanhar as notícias sobre os parlamentares diariamente”

Carlos Alberto Amaral Ribeiro, engenheiro de petróleo

---------------------------------

Confira a reprodução da capa de A Tribuna com a chamada para a matéria

Confira a reprodução da matéria na página A-3

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.