September 24, 2014

Candidatos apostam em políticas para jovem - A Tribuna - 24/9/2014

Publicada em:

A Tribuna - 24/9/2014, página A-5, Cidades

# Concorrentes a deputado federal participam de debate na Associação Comercial de Santos e expõem planos para favorecer juventude

DA REDAÇÃO

Um debate voltado a políticas para a juventude, empreendedorismo e mercado de trabalho. Jovens da Associação Comercial de Santos (ACS) reuniram, ontem, candidatos à Câmara dos Deputados para ouvir suas principais propostas referentes a esses temas.

Dos oito convidados, quatro compareceram: Décio Couto Clemente (PEN), Eneida Koury (PSOL), João Paulo Papa (PSDB) e Maria Lúcia Prandi (PT). A ACS Jovem adotou como critério de seleção que candidatos fossem filiados a diretórios santistas de partidos políticos.

Devido a outros compromissos, o candidato Beto Mansur (PP) explicou sua ausência ao debate. Alessander Vigna (PSC), Nara Santana (PRP) e Fabiano da Farmácia (PHS) não enviaram justificativa.

Membros da ACS Jovem, da Associação de Startups e Empreendedores Digitais da Baixada Santista, do Conselho Municipal da Juventude e a Reportagem de A Tribuna fizeram perguntas aos candidatos.

O primeiro a se pronunciar, por sorteio, foi o candidato do PEN. Ele disse defender a valorização dos professores para maior desenvolvimento de políticas para jovens. Décio Clemente afirmou que, se eleito, apresentará projetos para regime integral de ensino nas escolas públicas e mais investimento em educação profissionalizante.

João Paulo Papa, segundo a se pronunciar, propôs reduzir a burocracia para a criação de empresas. Acha que isso estimulará o surgimento de microempresas.

“Sabemos que, para começar uma carreira empresarial, o primeiro passo é o microempreendedorismo. Sou totalmente a favor de facilitar o caminho para esses jovens buscarem montar o próprio negócio e, assim, também movimentar a economia da região”.

Eneida expôs raciocínio semelhante, ao se declarar favorável ao incentivo ao microempreendedorismo. Para impulsionar os novos empresários, ela vê como alternativa a isenção de quaisquer impostos para o comerciante inicial. “Mais do que isso, acho que devemos buscar recursos do Governo Federal para mais investimentos na educação tecnológica. Inovação e tecnologia são um futuro muito próximo para esses jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho”, ressalta a candidata.

Maria Lúcia Prandi promete buscar mais investimentos para Educação. Segundo ela, é a base para o desenvolvimento dos jovens e para a abertura do mercado de trabalho. Ela cita como primordial a ampliação dos cursos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a abertura de outra escola técnica federal na região e a melhoria do Ensino Médio profissionalizante. “Aliado a tudo isso, é muito importante trazer centros de formação cultural e esportiva aos jovens”.

# IDEIAS

“Sou a favor da redução da maioridade penal. Temos, realmente, que baixar para 16 anos. Hoje, um menino de 14 ou 15 anos sabe muito bem o que está fazendo”

Décio Couto Clemente, candidato do PEN

---------------------------------

“A maioria do emprego oferecido aqui na Baixada é para o setor de serviços. É a atividade que menos paga. A remuneração dada a esse jovem o faz sair daqui e ir para São Paulo”

Eneida Koury, candidata do PSOL

---------------------------------

“Enxergo a nossa região como muito potencial e estratégica para a economia brasileira de um modo geral. Temos que trabalhar efetivamente um plano de desenvolvimento regional, que não existe hoje”

João Paulo Papa, candidato do PSDB

---------------------------------

“Precisamos de mais cursos de audiovisual. Toda essa cadeia da arte, seja cinematográfica ou teatral, é essencial para o desenvolvimento do jovem”

Maria Lúcia Prandi, candidata do PT

---------------------------------

Confira a reprodução da notícia

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.