March 26, 2014

Câmara presta homenagem a A Tribuna pelos seus 120 anos - A Tribuna - 26/3/2014

Câmara presta homenagem a A Tribuna pelos seus 120 anos - A Tribuna - 26/3/2014

Publicada em:

A Tribuna - 26/3/2014, página A-3, Cidades

# José Lascane (PSDB) afirma que ela é um ‘marco do jornalismo’

LUCIANA JULIÃO

DA REDAÇÃO

A notícia tomou conta da Câmara Municipal de Santos, ontem à noite. Em sessão solene, a Casa conferiu a A Tribuna uma placa comemorativa pelos seus 120 anos de existência, iniciativa do vereador José Lascane (PSDB). “É um marco importante no jornalismo da Baixada Santista e do País e serve como paradigma de conduta para nos espelharmos, pois consegue captar o palpitar da população e assim indica o melhor caminho para que possamos representá-la”, ressaltou o vereador e líder do governo Paulo Alexandre.

A matriarca da família, Regina Clemente Santini, estava acompanhada dos filhos Marcos Clemente Santini, Diretor-Presidente do jornal; Roberto Clemente Santini, Diretor-Presidente da TV Tribuna e presidente da Associação Comercial de Santos; Renata Santini Cypriano, Diretora de Marketing do jornal; Flavia Clemente Santini, Diretora de Circulação; e da nora, Nina Botelho Santini.

A solenidade contou ainda com a participação do Diretor-Superintendente de A Tribuna, Paulo Naef, de gerentes e funcionários do jornal, vereadores, militares e representantes da sociedade civil.

Em seu discurso em homenagem ao jornal, Lascane fez um breve resumo desses 120 anos de história, começando pelo fundador da Tribuna do Povo, Olímpio Lima. Segundo destacou o vereador, uma publicação semanal, crítica, noticiosa e literária que teve o primeiro número circulando em uma segunda-feira, 26 de março de 1894.

Lascane lembrou fatos importantes, como o incêndio que tomou conta do jornal no dia 24 de outubro de 1930 e do renascimento de A Tribuna 35 dias depois, exatamente no dia 29 de novembro de 1930. E lembrou as manchetes das edições comemorativas de 50, 75 e 100 anos.

Para o diretor-presidente Marcos Clemente Santini, o reconhecimento da Câmara é muito importante, uma vez que a Casa representa a população santista. “Estamos na quarta geração. É um grande desafio. Mas a gente tem que renovar, que se atualizar. O papel jornal nunca vai deixar de existir. Hoje, a tecnologia está muito rápida, a multimídia vem ganhando força. Mas tem espaço para os dois”.

“A Câmara Municipal de Santos é a Casa do Povo. A gente recebendo essa homenagem é uma homenagem do cidadão”, ressaltou também Roberto Clemente Santini.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, destacou que o jornal acompanhou de perto todos os momentos da República. Além disso, participou ativamente da história da Cidade. “O jornalismo, sem dúvida, é base de uma sociedade democrática e fundamental para o desenvolvimento. A conquista do respeito dos leitores está relacionada à qualidade da informação publicada diariamente. A credibilidade, pelo jornalismo sério e atuante, é o que mantém o jornal A Tribuna como parte da tradição santista”.

Ao fim da sessão, d. Regina, Renata e Flavia receberam flores. “É um marco na Cidade. É um orgulho estar à frente de um grupo que tem 120 anos. O jornal faz parte de todos os santistas. Parabéns a todos”, disse Flavia Santini.

“Estava presente no centenário e agora estamos nos 120. A gente conta nos dedos as empresas que chegam até aqui. A gente está seguindo os conselhos que tivemos dos nosso bisavós e tataravós. E esperamos avançar muitos anos ainda”, diz Renata Santini Cypriano.

DEPOIMENTOS

“Sou assinante há mais ou menos 50 anos. Para mim, é o nosso jornal de vanguarda. A Tribuna prevaleceu na luta. É a vanguarda da notícia na Baixada Santista” - Felix Ballerini, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Santos

“A Tribuna representa a população da Baixada Santista atualizada e informada, em prol do desenvolvimento da região” - Rodrigo Julião, presidente da OAB Subseção Santos

“Representa uma conquista muito grande. Na Tribuna eu cresci tanto pessoal como profissionalmente. Ela me deu oportunidade de criar meus filhos. Tenho muito carinho pelo jornal” - Maria Cristina Barriento, coordenadora de circulação, 36 anos de jornal

“Representa uma grande família. Um laço muito forte de amizade, de trabalho. É um compromisso com o serviço” - Maria Cecília do Amaral Marques, assistente de cobrança, 19 anos de jornal

Confira a reprodução da matéria

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.