October 25, 2014

Cafés da Mogiana vencem concurso estadual - A Tribuna - 25/10/2014

Publicada em:

A Tribuna - 25/10/2014, página C-4, Economia

# Produtor Arnaldo Alves Vieira, de São Sebastião da Grama, faturou os principais prêmios

DA REDAÇÃO

O campeão do 13.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo foi o café do produtor Arnaldo Alves Vieira, da Fazenda Baobá, de São Sebastião da Grama, com a nota de 9,07 pontos, em uma escala de zero a dez. Pela pontuação, o lote de Arnaldo Alves Vieira conquistou também o primeiro lugar na categoria Cereja Descascado.

Na categoria Café Natural, o título foi conquistado pelo lotedo produtor José Cóvis Borger, do Sítio Gruta São Francisco, de Divinolândia. Seu café obteve a nota 8,83 pontos. E na categoria Microlote o vencedor foi o café produzido por Marcio Anghinoni Marchi, do Sitio Santa Rosa de Lima, de Serra Negra, que obteve a nota 8,8.

A comissão julgadora do 13.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo encerrou os trabalhos de avaliação sensorial dos 82 lotes inscritos na quinta-feira. São todos finalistas dos certames regionais promovidos por associações, cooperativas e sindicatos rurais.

Do total inscrito, apenas dez foram finalistas, sendo quatro na categoria Cereja Descascado, quatro na categoria Café Natural e dois Microlotes.

Reunidos na Sala de Provas da Associação Comercial de Santos, os integrantes da comissão julgadora avaliaram, na quarta-feira, as 25 amostras inscritas de Café Cereja Descascado / Despolpado e as 13 que concorreram na categoria Microlote.

Na quinta-feira, foram avaliadas as 44 amostras da categoria Café Natural.

Para o coordenador do concurso, Eduardo Carvalhaes Jr., apesar do sucesso obtido pelos cafés da Mogiana, também merecem destaque os grãos produzidos na região central do Estado. “Produtores dos municípios de Pardinho e Dois Córregos ficaram entre os dez finalistas, o que mostra a qualidade desta região”, ressalta.

LEILÃO E EDIÇÃO ESPECIAL

A partir da quarta-feira, todos os dez lotes finalistas das categorias Cereja Descascado / Despolpado, Natural e Microlote estarão à venda em leilão, que será realizado até 6 de novembro.

O preço mínimo do leilão será 50% acima da cotação da BM&F de terça-feira.

Os lances podem ser dados enviando a ficha de inscrição para camarasetorial@sindicafesp.com.br. O regulamento pode ser acessado na página http://www.sindicafesp.com.br. A partir de quarta-feira, a ficha de inscrição estará disponível neste site.

Em 14 de novembro, no Museu do Café, em Santos, será feita a premiação dos produtores e das empresas campeãs (maiores lances no leilão).

Finalizando o calendário, em 17 de dezembro, ocorre o lançamento da 12.ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, em São Paulo.

Confira a reprodução da notícia

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.