February 03, 2015

Associação Comercial de Santos passará por ampla reforma - A Tribuna On-line - 3/2/2015

Publicada em: A Tribuna - http://www.atribuna.com.br/ - 3/2/2015

Com 144 anos de existência, o imóvel da Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico, passará por uma ampla reforma interna que o deixará mais moderno, com salas mais amplas e adequadas às atividades exercidas no local. A total reestruturação do interior da centenária edificação foi aprovada pelos associados em assembleia extraordinária.

A expectativa é de que os trabalhos comecem no final de março e durem aproximadamente seis meses. O investimento será feito com recursos próprios, mas ainda não há valor fechado. A associação fará pelos menos três orçamentos, visando o menor preço aliado à qualidade técnica.

“Vamos colocar um segundo elevador, para maior mobilidade, e modernizar as instalações dos funcionários. Além disso, todos os banheiros serão melhorados e adaptados para pessoas com deficiência. No térreo, onde temos o atendimento ao público para emissão de Certificados de Origem (documento necessário para exportação de produtos), o espaço será duplicado”, detalha o presidente da ACS, Roberto Clemente Santini.

Uma das intervenções mais importantes será feita no auditório, ampliando o acesso ao local e a capacidade de público nos eventos promovidos pela casa. “Passaremos de 90 para 160 lugares, com cadeiras novas para o conforto de convidados e sistemas de áudio e vídeo mais modernos”, diz Santini.

Segundo o presidente da ACS, salas tradicionais, como a da diretoria, a de classificação de café e o hall de entrada, serão preservadas.

O projeto é da arquiteta Renata Pinho D’Eugênio Mainardi e tem como responsável técnico o engenheiro Delchi Migotto Filho. “A reforma vai manter o espaço interno, é uma readequação, não haverá ampliação de área. Vamos aumentar a segurança do prédio, com uma nova escada, dentro das normas exigidas para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)”, afirma o engenheiro.

Prefeitura

Pela importância do projeto para a Cidade, a diretoria da ACS esteve ontem na Prefeitura, para detalhar a obra ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Os trâmites burocráticos obrigatórios para a intervenção foram protocolados no dia 5 de janeiro, no setor responsável do Município.

“A ACS é muito tradicional, tem um papel relevante no desenvolvimento econômico da Cidade. A partir do momento em que ela se moderniza e investe na melhoria das instalações, o Município ganha. Os empresários vão ter um ambiente ainda melhor para desenvolver suas atividades e isso contribui para a Cidade”, frisa o prefeito.

Junto com Santini, estiveram na Prefeitura o 1.º vice-presidente, John Olav Wolthers, o 1.º diretor-financeiro, André Marques Canoilas, o 2.º diretor-financeiro, Vicente do Valle, o diretor-executivo, Marcio Calves, e o diretor Edison da Silva Monteiro.


Confira a reprodução da notícia

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.