May 07, 2014

Alckmin defende consumo de café e destaca produção paulista - Globo Rural - 7/5/2014

Publicada em:

Globo Rural - 7/5/2014, quarta-feira

Agência Estado

Guarujá, SP, 07 - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve nesta quarta-feira no 20.º Seminário Internacional do Café, no Guarujá, no litoral paulista, onde defendeu o cultivo da commodity no Estado e o consumo da bebida pela população. 'Café melhora o humor das pessoas. E não há saúde se não houver emprego, renda e oportunidades. O café gera tudo isso', afirmou. Alckmin, que logo mais se reúne no município com representantes da federação das Santas Casas de todo o Brasil, disse que 'café faz bem à saúde'.

Em seu discurso na abertura do seminário, o governador destacou o trabalho de pesquisa realizado no Estado para aprimorar a cultura do café: o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) é responsável pela descoberta do café descafeinado, o Instituto biológico desenvolveu estudos contra a broca, e o Instituto de Tecnologia de Alimento (Ital) realiza pesquisas sensoriais com a bebida.

O governador afirmou que o governo estadual tem procurado apoiar o pequeno e médio produtor rural, com concessão de financiamento a juros de 2,25%, além de seguro rural e qualificação de mão de obra. Alckmin reforçou os investimentos do governo em infraestrutura 'para o café chegar ao porto, de onde é exportado'. O governador citou que, em maio, será inaugurado trecho do rodoanel metropolitano, de Mauá até Guarulhos. Citou também a segunda pista da Imigrantes, o 'trevão' da Anchieta, na chegada a Cubatão, obras de acesso ao porto, como o túnel de acesso entre Santos e Guarujá, eliminando a travessia por balsas. Conforme Alckmin, 'cinco consórcios estão interessados, naquela que será umas das grandes obras de engenharia do Brasil'.

Confira a reprodução da notícia

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.