Luiza Calegari
Do UOL, em São Paulo
Entre as cem marcas mais valiosas do mundo em 2013, compiladas pela consultoria de marcas Brand Finance em relatório divulgado nesta quinta-feira (28), estão três bancos brasileiros.
O Bradesco aparece na 66.ª posição, com valor de mercado de US$ 13,6 bilhões. No ano passado, o banco aparecia em 47.º lugar. O próprio valor de mercado da marca diminuiu: foi de US$ 15,7 bilhões para US$ 13,6 bilhões.
O Itaú também perdeu posições em comparação com o ano passado: foi da 62.ª posição no ranking de 2012 para a 77.ª no deste ano. O valor de mercado do Itaú também teve uma ligeira queda: de US$ 13,17 bi para US$ 12,4 bilhões.
O Banco do Brasil, ao contrário, aumentou o seu valor de mercado ao longo do ano (que foi de US$ 7,2 bilhões para US$ 9,88 bi) e subiu da 132ª. posição no ano passado para o 94.º lugar neste ano.
Tecnologia lidera ranking
A Apple se manteve como a empresa mais valiosa do mundo, com valor de mercado de US$ 87,3 bilhões --quase US$ 30 bilhões à frente de sua principal concorrente no mercado de smartphones e segunda colocada do ranking, a Samsung.
Apesar de a diferença ainda ser grande, a coreana acelerou a corrida em direção ao topo. Na lista do ano passado, ocupava a sexta posição.
Além de Apple e Samsung nas primeiras posições, o topo da lista de marcas mais valiosas é composto, em sua maioria, por empresas de tecnologia. O terceiro lugar do ranking pertence ao Google (que aparecia em segundo no ano passado), com valor de mercado de US$ 52,13.
A Microsoft também perdeu uma posição em relação a 2012, e aparece em quarto lugar neste ano, com valor total de US$ 45,5 bilhões. Em quinto, a rede de supermercados Walmart é a primeira empresa não tecnológica a aparecer na lista, valendo US$ 42,3 bilhões.
Completando o Top 10, aparecem, na ordem: IBM, GE, Amazon.com, Coca-cola e Verizon (de telecomunicações). Entre as dez marcas mais valiosas do mundo, só a Samsung não é norte-americana.
AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO
Posição - Empresa = Valor (em USS$ bilhões)
1.º - Apple = 87,304
2.º - Samsung = 58,771
3.º - Google = 52,132
4.º - Microsoft = 45,535
5.º - Walmart = 42,303
6.º - IBM = 37,721
7.º - GE = 37,161
8.º - Amazon = 36,788
9.º - Coca-Cola = 34,205
10.º - Verizon = 30,729
66.º - Bradesco = 13,61
77.º - Itaú = 12,442
94.º - Banco do Brasil = 9,883
Fonte: BrandFinance
Fonte: Uol - 28/2/2913