April 13, 2015

Transferência do líquido de tanque deve terminar hoje

Fonte: A  Tribuna - 13/4/2015 - 7h19 - Atualizado em 13/4/2015 - 7h24

# Segundo Corpo de Bombeiros, operação começou neste domingo e deve durar em torno de 15 a 20 horas

SHEILA ALMEIDA

Deve prosseguir, nesta segunda-feira (13), o trabalho de transferência de cerca de três mil litros de álcool anidro de um dos taques incendiados da empresa Ultracargo, para outro não atingido pelas chamas. A informação é do Corpo de Bombeiros, que considerou o processo “delicado”. A empresa não desmente a notícia, mas não soube precisar quando começaria o serviço.

“(Esse transbordo) Foi iniciado no domingo,. mas como o volume é muito grande, os técnicos da empresa nos passaram que isso deve demorar entre 15 e 20 horas”, disse o major Daniel Tenório dos Santos, do Corpo de Bombeiros.

O líquido precisou ser transferido a outro tanque devido uma fissura no topo de sua estrutura. A medida visa eliminar de vez o risco de mais explosões, como a escutada por volta das 19 horas de sábado, ocorrida pelo acúmulo de gases combustíveis junto ao calor dos tanques. O fenômeno é conhecido como flash-over.

Segundo o major, que acompanha as operações no local, a população não tem o que temer. Até ontem, alguns vazamentos ainda precisavam ser contidos. Às 7h30, equipes da empresa começaram o serviço de manutenção. A transferência do álcool anidro estava prevista para começar na tarde de ontem, com estimativa de 15 a 20 horas para acabar.

O problema causado pela fissura é a entrada de ar no tanque. Quando o oxigênio entra, dá condições para que haja fogo. “O álcool tem um ponto de fulgor a 13ºC. Isso significa que em temperatura acima ele emana vapores, e o que pega fogo é o vapor. Foi isso que aconteceu na explosão (de sábado).

O major explica que retirando o álcool do tanque, o problema estará resolvido. “É delicado, mas é um risco controlado”.

Todo o trabalho, tanto de manutenção quanto de transferência dos produtos, é de responsabilidade da Ultracargo. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros mantém uma equipe de 15 homens, 24 horas por dia, com duas viaturas, mais uma da Petrobrás e dois homens, no terminal.

Os bombeiros farão o resfriamento contínuo dos tanques para manter a temperatura baixa, enquanto a operação de transferência é realizada. Mesmo assim, novas explosões contidas (flash-over), não são descartadas. “É um risco controlado. Tanto que o flash  (de sábado) foi combatido de imediato e não teve problemas após isso”, contou o major.

Segundo o Corpo de Bombeiros, assim que acabar a transferência, mais providências serão tomadas para minimizar os riscos. “Depois vai ser feita a inertização dos tanques com nitrogênio e o completamento com água para diluir esse produto (álcool)”, afirmou Daniel Tenório.

Limpeza

Além da transferência de líquidos, continua a limpeza no lago ao lado da empresa. Pela manhã, funcionários recolhiam objetos lançados na água e vegetação. Uma equipe do Ibama de Brasília foi ao local, coletar amostras de água para análise, que deve ficar pronta em 30 dias.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.