#A obra agregará maior estrutura de atendimento à demanda por leitos na região durante a realização da Copa do Mundo
O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu hoje (25/07), na Secretaria de Portos (SEP) o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Renato Barco e representantes do consórcio Serveng/Constremac/Constran, Mário Sérgio, Marcos Borin e José Carlos Tadeu, para oficializar o grupo como vencedor do processo licitatório para construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos. O recurso faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/Copa) no valor de R$ 287,2 milhões. A obra agregará maior estrutura de atendimento à demanda por leitos na região durante a realização da Copa do Mundo. Com a execução de 1320 metros de cais, entre os armazéns 23 e 29, o Porto de Santos oferecerá a possibilidade de atracar até seis navios de passageiros na região de Outeirinhos, disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade.
Segundo o Ministro, o empreendimento contribui, decisivamente, para o desenvolvimento do Porto, principalmente, no setor de atendimento a passageiros, devendo, em médio prazo, colocar Santos em evidência como um dos portos de maior movimentação de passageiros no mundo.
Com o alinhamento do cais, as profundidades passam do mínimo de -4,5 m no trecho defronte às instalações da Marinha do Brasil e de -7,5m no cais do Terminal de Passageiros para -15 metros, permitindo a atracação de navios maiores que chegam a Santos. O ganho estende-se para o atendimento na operação de cargas, com destaque para carga geral e carga de projeto, além de melhores instalações para acomodar navios da Marinha do Brasil.
As empresas vencedoras já possuem vasta experiência na área de construção portuária. Especialmente a Constremac que está no mercado desde 2005, atualmente realiza 11 obras portuárias ao longo de todo o país, entre investimentos públicos e privados. A empresa é responsável pelas obras que já estão acontecendo, em ritmo avançado, em Fortaleza e Natal, gerando mais de mil empregos diretos. Somente em Santos este número poderá chegar a 600.
O Presidente do Grupo Constremac, Marcos Borin, garantiu hoje ao Ministro que irá disponibilizar os maiores e mais modernos equipamentos para esse tipo de construção, além do maior guindaste com guia de cravação de estacas acoplado. A obra destaca-se pelos próprios números: 1320 metros de cais que demandarão cravação de 682 estacas. Segundo ele, a modernização dos equipamentos irá favorecer a questão de tempo e segurança e com isto finalizar os trabalhos dentro dos prazos estabelecidos em contrato.
Vale ressaltar que esta é a quinta das seis obras que a SEP irá realizar para a melhoria nos portos brasileiros no que se refere ao evento da Copa do Mundo de 2014. No valor de R$ 898,9 milhões já foram iniciadas Recife, Natal, Fortaleza e Salvador. Todas elas estarão concluídas até o final de 2013.
Fonte: NetMarinha / 26/07/2012