March 04, 2013

Samsung desafia o fator descolado da Apple

Empresa coreana aposta em variedade de tamanhos e configurações de celulares para competir com iPhone

A Apple, pela primeira vez em anos, está ouvindo passos.

A fabricante de iPhones, iPads e iPods nunca enfrentou um desafiante capaz de criar um smartphone ou tablet realmente popular e lucrativo – nem Dell, nem Hewlett-Packard, nem Nokia ou BlackBerry – antes da Samsung Electronics.

O smartphone Galaxy S III, da fabricante sul-coreana, é o primeiro dispositivo a disputar vendas diretamente com a Apple. Armada com outros celulares e tablets Galaxy, a Samsung emergiu como uma poderosa desafiante à Apple, a maior fabricante de eletrônicos de consumo.

As duas empresas são as únicas a ter lucro na competitiva indústria de celulares, com a Apple obtendo 72 por cento dos ganhos e a Samsung o restante.

Mas essas duas rivais, que vêm lutando nos mercados e tribunais do mundo todo, não poderiam ser mais diferentes.

A Samsung Electronics, parte principal da enorme empresa sul-coreana Samsung Group, produz chips de computador e telas planas – além de uma ampla gama de produtos de consumo, incluindo geladeiras, lavadoras e secadoras, câmeras, aspiradores de pó, PCs, impressoras e televisores.

Onde a Apple aposta seu sucesso em criar novos mercados e dominá-los, como fez com o iPhone e iPad, a Samsung investe pesadamente em estudar mercados existentes e inovar dentro deles.

"Tiramos a maioria de nossas ideias do mercado", declarou Kim Hyun-suk, vice-presidente executivo da Samsung, numa conversa sobre o futuro dos dispositivos móveis e da televisão. "O mercado é um orientador, então não pretendemos orientar o mercado numa certa direção", afirmou ele.

Isso está em grande contraste com a filosofia do fundador da Apple, Steve Jobs, que rejeitava a noção de se basear em pesquisas de mercado e disse, memoravelmente, que os consumidores não sabem o que querem.

Quase tudo na Samsung, da maneira como ela faz pesquisa à sua produção, é diferente da Apple. A empresa provoca a Apple com propagandas atrevidas, enquanto a Apple se mantém acima da briga.

Fonte: IG/ 4/3/2013

 

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