February 26, 2018

PORTO: Obras de expansão do Tiplan estão em fase final

PORTO: Obras de expansão do Tiplan estão em fase final

Fonte: Assessoria de imprensa Tiplan

A expansão do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), considerado a maior obra portuária privada em curso no Brasil, está na sua fase final. Operado pela VLI, o terminal passa por uma grande ampliação desde 2013, que irá sextuplicar a sua capacidade anual de movimentação. Antes da ampliação, o Tiplam importava produtos como fertilizantes, enxofre e amônia. A expansão capacitou a estrutura para o aumento do volume de importação desses produtos e também permitiu o início das exportações de grãos e açúcar. Com isso, a capacidade de movimentação anual do terminal salta 2,5 milhões de toneladas para 14,5 milhões e agregando, portanto, 12 milhões de capacidade ao sistema portuário da Baixada Santista. Trata-se de uma alternativa diferenciada e competitiva para os maiores exportadores agrícolas do país.

O projeto tem números robustos a começar pelo investimento de R$ 2,7 bilhões. A ampliação previu a construção de um berço para embarque de açúcar, um berço para embarque de grãos e um berço para descarga de fertilizantes, além de um novo pátio de enxofre, um novo armazém para enxofre, dois armazéns para grãos, um armazém para açúcar, um armazém flex (açúcar e grãos) e uma pera ferroviária. Toda a nova operação de exportação de grãos e açúcar é 100% integrada à ferrovia. Além de tornar as atividades de carga e descarga mais rápidas, essa característica evita o aumento no fluxo de caminhões na Baixada Santista. A estimativa da VLI é que com a conclusão total das obras e estabilização dos ativos, o sistema movimentará por dia via trens o volume equivalente ao de 1.500 caminhões. O Tiplam conta ainda com o diferencial de estar localizado na área continental de Santos, na divisa com Cubatão, afastado da zona urbana das cidades e sem necessidade de acesso às já congestionadas margens direita e esquerda, criando uma nova margem de acesso, a central. Isso possibilita um projeto de alta performance e com redução de impactos à comunidade.

Durante o pico das obras de expansão do Tiplam foram gerados pelas empresas prestadoras de serviço para VLI cerca de 9mil empregos diretos. Com a conclusão total do empreendimento, estão sendo gerados cerca de 500 novos empregos, entre empregados próprios e terceirizados.

Corredor Centro-Sudeste

O projeto do Tiplam vai além da expansão portuária. Ele se une a uma série de investimentos em logística integrada realizados pela VLI no Corredor Centro-Sudeste, tradicional rota de escoamento de cargas que conecta Goiás e o Triângulo Mineiro ao sistema portuário de Santos. Somando R$ 4 bilhões, além da ampliação do terminal em Santos, os recursos foram aplicados na construção de dois terminais intermodais em Guará, no interior de São Paulo, e Uberaba, no Triângulo Mineiro, na compra locomotivas e vagões e em melhorias na infraestrutura da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

 

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