December 30, 2013

Plano de Negócios - Franquias em novo ritmo

Fonte: Brasil Econômico / 30/12/2013

Um ano de desafios e oportunidades. Assim a presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco, define o ano de 2013 para o setor


A queda das vendas no varejo no primeiro semestre foi sentida pelo franchising, afirma ela. Mas, em contrapartida, muitas marcas cresceram a taxas de dois dígitos. "O suporte do franqueador, mais presente no treinamento, na apresentação do produto, foi um diferencial. Além disso, a interiorização foi um movimento positivo para o nosso mercado. Esse ano, com a abertura de mais shoppings no interior, o espaço para as franquias em cidades menores só aumentou. Muitos dos empreendimentos contemplam até 70% de seu mix com empresas franqueadas. Em 2014, esse movimento será ainda maior, já que a previsão da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) é de, pela primeira vez, o interior ter mais inaugurações de shoppings do que as capitais", diz Cristina.

O faturamento do setor em 2013 deverá chegar a R$ 117 bilhões e, para o ano que vem, o crescimento previsto é de 14%, por conta da realização da Copa do Mundo.

Cristina destaca ainda a chegada de mais redes internacionais no mercado brasileiro,uma prova de que o sistema de franquias por aqui oferece segurança aos investidores. "Vimos muitos grupos internacionais principalmente do segmento de alimentos e de origem norte-americana chegando ao país. A expectativa é que, em 2014, de 30 a 40 marcas estrangeiras
desembarquem em território nacional", diz ela. Hoje, existem 168 redes internacionais no país. O processo inverso também acontece. A ABF renovou o acordo com a APEX para incentivar marcas brasileiras na busca pelo mercado internacional. Atualmente, 120 marcas atuam no exterior e em 2014 esse número deverá chegar a 140.

O aumento no teto do Supersimples é uma reivindicação do setor para 2014. Cristina defende que a base de faturamento das empresas, hoje em R$ 3,6 milhões por ano, possa aumentar. "O ideal seria um teto de R$ 5 milhões. Mas nesse momento toda negociação que beneficie o setor, vale."


SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES

■ A Rizzo Franchise - consultoria especializada em pesquisas sobre o setor de franchising em toda a América Latina - realizou uma análise que aponta as principais tendências deste mercado para os próximos cinco anos. De acordo com o especialista da consultoria, Marcus Rizzo, o franchising continuará crescendo e, até 2018,o Brasil deverá ter mais de quatro mil diferentes ofertas de franquias, com uma taxa média de crescimento anual de 8%.


"O mercado está se profissionalizando em todos os sentidos, os franqueados e candidatos à franquia estão muito mais bem informados e deverão buscar negócios com maior nível de estruturação e com experiência operacional efetiva. É por isso que crescerão no país as franquias que apresentarem maior profissionalização e especialização de suas operações", explica Rizzo.


Ainda segundo a Rizzo Franchise, além do crescimento do número de novas franquias no mercado, também deve aumentar bastante o número de unidades das marcas existentes. "O índice de produtividade das redes brasileiras é ainda muito baixo - uma média de 76 franquias por franqueador. No mercado americano, que possui 1.500 franqueadores, o número médio de unidades para cada rede é de 670, quase 10 vezes mais", detalha ele.


■ O novo terminal de passageiros (NTPS) do Aeroporto Internacional de Viracopos, que será inaugurado em maio de 2014, terá 68 pontos comerciais, muitos deles grandes redes que atuam no formato de franquias, caso de Mc Donalds, Bob's e Subway.

Um ano de desafios e oportunidades. Assim a presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco, define o ano de 2013 para o setor


A queda das vendas no varejo no primeiro semestre foi sentida pelo franchising, afirma ela. Mas, em contrapartida, muitas marcas cresceram a taxas de dois dígitos. "O suporte do franqueador, mais presente no treinamento, na apresentação do produto, foi um diferencial. Além disso, a interiorização foi um movimento positivo para o nosso mercado. Esse ano, com a abertura de mais shoppings no interior, o espaço para as franquias em cidades menores só aumentou. Muitos dos empreendimentos contemplam até 70% de seu mix com empresas franqueadas. Em 2014, esse movimento será ainda maior, já que a previsão da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) é de, pela primeira vez, o interior ter mais inaugurações de shoppings do que as capitais", diz Cristina.

O faturamento do setor em 2013 deverá chegar a R$ 117 bilhões e, para o ano que vem, o crescimento previsto é de 14%, por conta da realização da Copa do Mundo.

Cristina destaca ainda a chegada de mais redes internacionais no mercado brasileiro,uma prova de que o sistema de franquias por aqui oferece segurança aos investidores. "Vimos muitos grupos internacionais principalmente do segmento de alimentos e de origem norte-americana chegando ao país. A expectativa é que, em 2014, de 30 a 40 marcas estrangeiras desembarquem em território nacional", diz ela. Hoje, existem 168 redes internacionais no país. O processo inverso também acontece. A ABF renovou o acordo com a APEX para incentivar marcas brasileiras na busca pelo mercado internacional. Atualmente, 120 marcas atuam no exterior e em 2014 esse número deverá chegar a 140.


O aumento no teto do Supersimples é uma reivindicação do setor para 2014. Cristina defende que a base de faturamento das empresas, hoje em R$ 3,6 milhões por ano, possa aumentar. "O ideal seria um teto de R$ 5 milhões. Mas nesse momento toda negociação que beneficie o setor, vale."


SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES


■ A Rizzo Franchise - consultoria especializada em pesquisas sobre o setor de franchising em toda a América Latina - realizou uma análise que aponta as principais tendências deste mercado para os próximos cinco anos. De acordo com o especialista da consultoria, Marcus Rizzo, o franchising continuará crescendo e, até 2018,o Brasil deverá ter mais de quatro mil diferentes ofertas de franquias, com uma taxa média de crescimento anual de 8%.


"O mercado está se profissionalizando em todos os sentidos, os franqueados e candidatos à franquia estão muito mais bem informados e deverão buscar negócios com maior nível de estruturação e com experiência operacional efetiva. É por isso que crescerão no país as franquias que apresentarem maior profissionalização e especialização de suas operações", explica Rizzo.

Ainda segundo a Rizzo Franchise, além do crescimento do número de novas franquias no mercado, também deve aumentar bastante o número de unidades das marcas existentes. "O índice de produtividade das redes brasileiras é ainda muito baixo - uma média de 76 franquias por franqueador. No mercado americano, que possui 1.500 franqueadores, o número médio de unidades para cada rede é de 670, quase 10 vezes mais", detalha ele.

■ O novo terminal de passageiros (NTPS) do Aeroporto Internacional de Viracopos, que será inaugurado em maio de 2014, terá 68 pontos comerciais, muitos deles grandes redes que atuam no formato de franquias, caso de Mc Donalds, Bob's e Subway.

Intercâmbio agora também em franquia

Depois de marcar posição no mercado de intercâmbio cultural e turismo no Brasil e em outros países, a 2be Study Group anuncia a entrada no franchising. A formatação ficou por conta da Global Franchise, consultoria do segmento. Há duas opções de negócios: a 2be Study Micro e a 2be Study Básica, com investimento inicial de R$ 99,5 mil.


Couromoda recebe pequenos calçadistas


A Couromoda, feira de calçados e acessórios que acontece de 13 a 16 de janeiro em São Paulo, receberá uma missão do Sebrae, com 250 pequenos lojistas de 82 cidades do interior paulista. No Brasil, o micro e o pequeno comércio calçadista responde por 27 mil empresas.

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