May 30, 2012

Petrobras requer apoio tecnológico e logístico para investimento de US$ 224 bilhões no pré-sal

A Petrobras investirá US$ 224 bilhões na exportação de petróleo e gás da área do pré-sal até 2020. O valor corresponde somente aos investimentos que serão realizados na Bacia de Santos. A meta é extrair 800 mil barris diários - aproximadamente oito vezes mais do que a performance atual - e disponibilizar 50 milhões de metros cúbicos de gás. Hoje são produzidos 20 milhões de metros cúbicos. Devem estar em operação até lá, 94 plataformas de sistema de produção. Agora há 44.

Mas um dos desafios para a petrolífera brasileira será encontrar suporte tecnológico e logístico para atingir essa marca. A Petrobras vai precisar, por exemplo, de mais 550 barcos de apoio. A empresa adiantou ainda que vai demandar equipamentos e serviços diretos e também para as empresas que atuam em conjunto com ela, abrindo uma vasta gama de oportunidades, informou o representante da Unidade da Petrobras de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos, Márcio Neumann, durante a Rodada de Negócios e o Fórum Econômico Brasil-Itália 2012.

"Temos listados uma crescente demanda por serviços especializados na área de projetos de construção de unidades, de processamento de gás, equipamentos submarinos, serviços de inspeção, manutenção de grandes máquinas e precisaremos de gente especializada para nos ajudar nesse megadesafio", disse Neumann ao Portogente.

Só para se ter uma ideia da urgência e do volume de serviços que surgem, a holding deve transportar 197 mil passageiros aéreos só na Bacia de Santos em 2013. Entre 2014 e 2015, o número salta para 341 mil e deve chegar a 600 mil pessoas se movimentando via helicóptero. Já no quesito equipamentos, os segmentos na área de engenharia para dutos e poços estão entre os destaques.

"É um novo conceito de operação e de produção que precisa ser desenvolvido face aos custos e aos desafios envolvidos, tendo uma grande demanda de passageiros pelo ar e pelo mar. Uma demanda também de transporte de cargas e fluídos em diferentes tipos de navios e barcos. É toda uma filosofia diferente de operação que estamos implantando".

Fonte: PortoGente - 29/5/2012

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.