November 01, 2013

Nova Pontocom desiste de levar o Comprafacil.com

Fonte: Estadão / 1/11/2013

Empresas não teriam chegado a um acordo sobre o valor do negócio, que daria à Nova Pontocom a liderança do varejo online

A Nova Pontocom, companhia que reúne os sites de comércio eletrônico Pontofrio.com.br, Casasbahia.com.br e Extra.com.br, do Grupo Pão de Açúcar, teria desistido de comprar o site Comprafacil.com, do Grupo Hermes. O 'Estado' apurou que, depois de vários meses de negociação, os dois grupos não chegaram a um acordo sobre o valor a ser pago pela empresa.

A Nova Pontocom realizou até uma prévia de due diligence, que é uma espécie de levantamento sobre o negócio antes da assinatura do contrato.

Criado em 2003, o site Comprafacil.com teve um crescimento meteórico. De 2009 para 2010, a receita mais que dobrou e atingiu R$ 1,5 bilhão. Em 2011, o último dado informado pela empresa, o faturamento atingiu R$ 1,7 bilhão, com crescimento de 13% sobre o ano anterior.

No entanto, gastos elevados com logística na entrega do produtos levaram, segundo fontes próximas da empresa, ao descontrole. O resultado seria uma dívida de quase R$ 600 milhões, acumulada com instituições financeiras e fornecedores de produtos.

Com mais de 25 mil itens à venda, de autopeças a perfumaria, o Comprafacil.com recebe 35 milhões de visitas por mês e entrega 2 milhões de pedidos por ano, informa a empresa.

Para a Nova Pontocom, a compra do site seria estratégica, porque daria a liderança do comércio eletrônico à empresa do Grupo Pão de Açúcar. No ano passado, a Nova Pontocom faturou R$ 3,4 bilhões.

Admitindo-se que o faturamento da Comprafacil.com em 2012 foi semelhante ao de 2011, isto é, de R$ 1,7 bilhão, a receita somada das duas companhias chegaria a R$ 5,1 bilhões, se o negócio tivesse sido fechado. Com essa marca, a Nova Pontocom ultrapassaria a líder B2W.

No ano passado, a B2W, dona dos sites de comércio eletrônico Submarino.com, Americanas.com e Shoptime, faturou R$ 4,8 bilhões, com crescimento de 13,7% sobre a receita de 2011, segundo dados do balanço da empresa.

Procurados pela reportagem para saber o andamento das negociações, a direção do site Comprafacil.com e da Nova Pontocom informaram apenas que não comentam rumores de mercado.

Ativos. Segundo analistas de comércio eletrônico, os principais ativos das companhias desse setor são a força da marca do site e a eficiência na entrega dos produtos e na gestão dos estoques.

Em relação à logística, os especialistas observam que esse é um problema crucial para todos os sites de comércio eletrônico por causa da falta de infraestrutura que existe no País. O diferencial entre as companhias que operam hoje nesse mercado, portanto, é a administração dos estoques e as negociações fechadas com os fornecedores. Por isso, observam analistas, para ser lucrativa, as operações de varejo eletrônico precisam ser muito eficientes, a fim de atingir resultados.

 

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