Fonte: A Tribuna - http://www.atribuna.com.br/ - 3/6/2015, página C-6, Porto & Mar
# Entrada do cargueiro Zhen Hua 26 no Porto de Santos deve acontecer amanhã ou, então, no próximo sábado
FERNANDA BALBINO
DA REDAÇÃO
Os três novos portêineres adquiridos pelo Ecoporto Santos, que opera no Cais do Saboó, no Porto de Santos, já estão na região. Os equipamentos, que carregam e descarregam contêineres das embarcações, chegaram na última quinta-feira, a bordo do navio Zhen Hua 26, que permanece fundeado na entrada da Baía de Santos. A expectativa é de que a manobra de entrada do cargueiro ocorra amanhã, às 9 horas, ou no sábado, a partir das 11 horas.
A previsão da operação foi definida ontem, em uma reunião na sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). Participaram representantes da Autoridade Marítima, do terminal e da Praticagem.
Os novos equipamentos do Ecoporto integram um plano de modernização calculado em pelo menos R$ 142 milhões. Eles serão os responsáveis por aumentar em 50% a eficiência das operações de embarque e desembarque de contêineres no terminal. A expectativa é de que, no próximo semestre, com todos os portêineres em funcionamento pleno, a empresa consiga aumentar de 20 para 30 a quantidade de movimentos por hora (MPH) realizada por equipe de trabalho.
Os aparelhos têm pelo menos 120 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares. Cada um pesa 1.600 toneladas.
Eles são semelhantes aos já utilizados nos terminais mais novos do Porto, o da Embraport, na Área Continental de Santos, e o da Brasil Terminal Portuário (BTP), na Alemoa.
A definição sobre o dia em que o navio com os portêineres entrará no Porto e atracará no Ecoporto ocorrerá a partir da apresentação de um relatório sobre o calado áereo da embarcação.
Segundo o capitão-demar-e-guerra Ricardo Fernandes Gomes, comandante da CPSP, se o material for entregue até a tarde de hoje, a operação será realizada amanhã. Caso contrário, a entrada do navio só poderá ocorrer no sábado.
Segundo o oficial, o Zhen Hua 26 terá de contar com dois práticos a bordo e quatro rebocadores durante a manobra, quedeve durar duas horas. Nesse período, o canal de navegação ficará interditado. Lanchas da Autoridade Marítima vão acompanhar os trabalhos.
A escolha do melhor momento para a atracação leva em conta as condições de maré e outras variáveis, como a previsão do tempo e a necessidade de interrupção do tráfego de outras embarcações no canal de navegação.
PRECAUÇÃO
Ainda hoje, a Codesp irá avaliar a necessidade de desligar o fornecimento de energia elétrica do Porto durante a entrada do navio. A medida é estudada pois, sobre o estuário, nas proximidades do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, estão os cabos que transmitem a energia da Usina Hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga, para o cais santista.
Há o risco de os portêineres esbarrarem nos fios quando passarem no canal. Para evitar isso, o fornecimento de eletricidade seria interrompido e os cabos, suspensos.
Se esse cuidado for necessário, a Gerência de Energia e Distribuição da estatal irá comunicar a decisão aos terminais do Porto. E irá orientá-los a reduzir as operações.
De acordo com o Ecoporto, a descarga dos equipamentos será feita pela ZPMC, a fabricante dos portêineres. A operação acontecerá de forma semelhante
a outras desse tipo ocorridas no Porto de Santos. Após a atracação do navio, os aparelhos serão preparados para o desembarque. Serão posicionados trilhos entre o costado e o cargueiro. Em seguida, os portêineres serão deslocados e posicionados no cais operacional.
INVESTIMENTO
O investimento de cerca de R$ 142 milhões do Ecoporto foi autorizado pela Secretaria de Portos (SEP) em 26 de fevereiro passado. Na portaria que deu o aval à medida, a pasta informou que o valor gasto seria “por conta e risco” da empresa. Isso ocorreu porque o plano de investimentos da companhia, planejado para a renovação de seu contrato, ainda não foi aprovado pelo Governo. A previsão é de que ele chegue oficialmente à pasta nas próximas semanas.