September 19, 2012

Natura e Maria Brigadeiro lançam doces inspirados na biodiversidade brasileira

#Parceria entre as marcas serviu de inspiração para criação de brigadeiros com sabores inusitados, como cupuaçu, cacau e mate verde

Brigadeiros e cosméticos geram uma combinação, no mínimo, inusitada. Mas uma parceria entre uma das maiores redes de produtos cosméticos com a marca que recriou o conceito do docinho genuinamente brasileiro e expandiu ainda mais a sua fama pode provar o contrário. É o que o projeto desenvolvido pela Natura junto com ateliê Maria Brigadeiro pretende provar. 

Convidada pela empresa, a doceira e empresária Juliana Motter, desenvolveu receitas inspiradas em ativos da biodiversidade brasileira — recurso utilizado pela Natura na fabricação de seus produtos.

Desde o início deste mês, brigadeiros de sabores exóticos, como cupuaçu e mate verde, estão sendo comercializados em uma pop-store (unidade temporária de comércio) montada no espaço conceito da Natura em São Paulo, inaugurado em fevereiro deste ano, na rua Oscar Freire. 

"As duas marcas estão muito alinhadas em propósitos. A Maria Brigadeiro, assim como a Natura, têm uma ligação muito forte com a alma brasileira, com o que é do nosso país", explica Juliana.

Acostumada a testar receitas - em seu ateliê são comercializado 40 sabores de brigadeiros -, a doceira criou versões da guloseima que levam cacau orgânico, castanha do pará, mate verde e cupuaçu. "A receita do brigadeiro é muito versátil e, além disso, alguns ingredientes permitem combinações interessantes, como cupuaçu e chocolate branco", conta.

No espaço, o cliente enconstra desde uma caixa de presente com quatro, nove e 20 unidades nos novos sabores à caramelos artesanais de brigadeiro gourmet. Os consumidores podem  escolher ainda entre potinhos de vidro ou panelinhas de metal, embalagens idealizadas para comer de colher.

Expansão e qualidade

Fundada em 2007 por Juliana Motter, a Maria Brigadeiro foi precursora na criação de receitas de brigadeiro gourmet.  O conceito rapidamente se espalhou pelo País e em pouco tempo o docinho genuinamente brasileiro deixou para trás o estigma de doce de festa infantil para receber aval da alta gastronomia.  Respaldado ainda por uma pesquisa feita pela renomada agência J.W. Thompssom que o colocou como tendência mundial em 2011, o brigadeiro abriu oportunidades para pequenos empreendedores.  Em pouco tempo, praticamente todas as capitais brasileiras já possuiam, ao menos, uma loja especializada somente no doce.  A Maria Brigadeiro, então, passou a ter concorrentes no mercado.

Focada na qualidade do doce, Juliana Motter buscou nas necessidades de sua guloseima preferida - e também carro chefe de um empreendimento que chega a vender cinco mil unidades por dia -, a orientação do negócio. A visibilidade que ganhou dar glamour ao brigadeiro atrai interessados em abrir novas unidades da loja em todo o Brasil.

A empresária, no entanto, não pensa em multiplicar o número de unidades sem antes ter a garantia de que a qualidade de seus produtos não vão cair.  "Sempre fui muito cautelosa em relação a expansão da Maria Brigadeiro para preservar a qualidade do doce gourmet. Aceitei o convite pois ambas as marcas têm valores muito fortes", explica. 

O rigoroso controle de qualidade que emprega na Maria Brigadeiro foi literalmente transportados para a pop-store, segundo Juliana. "Um dos motivos para eu aceitar o convite foi a logística de abstecimento do espaço. Por estar localizado próximo a loja, consigo entregar um brigadeiro fresco, como o conceito gourmet estabelece", diz. Os sabores desenvolvido para o projeto só estão à venda no espaço Maria Brigadeiro dentro da loja da Natura.

Fonte: Estadão / 19/9/2012

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