June 27, 2012

Inadimplência bate recorde em maio

# Atrasos no pagamento da prestação do carro voltam a crescer e puxam a alta dos calotes

# Cartão de crédito lidera com taxa perto de 30%

A inadimplência dos consumidores voltou a subir em maio e atingiu o maior patamar desde 2009. Segundo o BC (Banco Central), 8% dos empréstimos a pessoas físicas apresentam atraso no pagamento superior a 90 dias, acima dos 7,8% de abril. O calote  geral, incluindo as empresas, foi de 6% no mês passado e o maior da série histórica iniciada em junho de 2000.


“A inadimplência mantém-se em patamar elevado influenciado pelo crédito de pessoas físicas, principalmente para compra de veículos”, disse  o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel. O calote no financiamento de carros subiu pelo sétimo mês seguido,passando de 5,9% em abril para 6,1% e bateu novo recorde.
O cartão de crédito, no entanto, é a linha de crédito que possui o maior percentual de atrasos acima de 90 dias. A taxa de inadimplência na modalidade, a mais cara do mercado, chegou a 29,5% em maio.


Apesar do cenário de alta do calote, as taxas de juros cobradas do consumidor continuaram em queda.


Com os cortes da Selic e a disputa entre os bancos, patrocinada pelo governo, a taxa média para pessoas físicas caiu de 41,8% ao ano para 38,8% ao ano, o menor nível da série histórica, iniciada em julho de 1994.


A boa notícia é que os consumidores começam a buscar linhas de crédito com juros mais baixos. Enquanto a média diária das concessões do crédito pessoal, incluídas as operações consignadas em folha, cresceu 4,8%, no mês passado em relação abril, houve queda de 6,7% no cheque especial e de 13% no rotativo do cartão de crédito.

Fonte: Metro Santos / 27/6/2012

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.