Marcelo Ribeiro (mribeiro@brasileconomico.com.br)
# Ao assumir a logística de organização de passeios para formatura, empresa achou o caminho do sucesso.
Quem poderia imaginar que uma viagem para comemorar a formatura de Ensino Médio poderia acarretar na abertura de uma empresa que se transformou na maior operadora de viagens estudantis do país.
Desta maneira, Renato Costa iniciou a sua trajetória como empreendedor. Quinze anos depois da abertura, a Forma Turismo já ultrapassou a barreira dos 320 mil passageiros, distribuídos entre destinos domésticos e internacionais.
"Apenas em 2012, teremos atendido 34 mil passageiros. Isso representa um incremento de 9,6% em relação ao registrado em 2011, quando tiveram 31 mil clientes. Depois que completamos 2 anos, sempre reportamos crescimento anual de 5 a 10%".
Para Costa, as parcerias com agências de turismo e companhias aéreas também foram determinantes para que o ritmo de expansão da companhia fosse mantido.
"Graças aos investimentos, hoje atendemos em mais de 18 estados e temos clientes em mais de 100 cidades diferentes. Em 2009, a fretamos mais de 35 voos em parceria com a CVC para Orlando, Estados Unidos. Depois que fechou um acordo com a Gol, mais de 8 mil jovens em 170 voos fretados embarcaram para Porto Seguro através da Forma".
Neste ano, visando atender a demanda dos formandos por viagens à Cancun, a empresa fechou parceria com a Aeromexico e fretou mais de dez voos para a cidade mexicana apenas em 2012. A principal mudança na trajetória dos empreendedores foi a maneira como atuavam no mercado.
No início, intermediavam a relação entre as agências de turismo e os formandos, o que não lhes colocava em posição muito confortável, já que estavam sujeitos a reclamações por atrasos e cancelamentos de voos, por exemplo.
"O nosso crescimento só foi possível depois que deixamos de atuar como intermediários e passamos a controlar toda a logística e organização. A diferença é que nós começamos vendendo viagens e hoje nós operamos viagens".
Costa acredita que o principal ponto forte é a capacidade de adaptação e a necessidade de sempre se atualizar. "Além disso, não nos contentamos em agradar, queremos que o cliente ame o nosso serviço, veja o quanto fazemos diferente se comparados à uma agência de turismo".
No total, a empresa já tem 15 lojas próprias e uma franquia, além das parcerias que levam o nome da operadora aos quatro cantos do país. "As operadoras normalmente vendem seus serviços a todas as agências. Nós preferimos eleger apenas uma em cada região. Nem todas conseguem se adaptar aos serviços que oferecemos".
O empresário também destaca um sistema de gerenciamento que foi criado por ele e seus sócios, que tem como principal utilidade controlar os passos dos formandos, para tentar mantê-los em segurança.
Além disso, a estrutura humana da operadora foi imprescindível para que ela se destacasse no setor. A empresa possui mais de 800 monitores, que são treinados para entreter os jovens.
"É importante lembrar que eles não gostam de ser controlados. A sutileza e a preocupação em satisfazer permite que eles não percebam que também estamos de olho para manter a viagem totalmente segura".
Costa se define como um investidor corajoso e incansável. "Gosto de empreender, mas o que eu mais gosto é investir em novos negócios. Invisto muito em startups, porque acredito que podemos contribuir para que a estrutura do país melhore, o que poderia trazer coisas muitos boas para nossos negócios", conclui.
Fonte: Brasil Econômico - 9/10/2012