March 13, 2012

Dilma dá início à faxina parlamentar. Cai Jucá

Reconhecido entre aliados e adversários como o eterno líder do Palácio do Planalto no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) sobreviveu a três governos de partidos e estilos diversos. Mas depois de conduzir a tropa parlamentar dos presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ao longo de 18 anos seguidos, sucumbiu ontem. Não sobreviveu à votação do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Seu eu sucessor é Eduardo Braga (PMDB-AM).
 
Eleito senador pelo PSDB em 1994, Jucá estreou na liderança de FHC e se saiu bem nas lutas contra a oposição petista. Dono de um temperamento afável, de uma conversa fácil e de uma paciência incansável, sempre se destacou como hábil articulador de plenário.
 
No balanço geral, foi tão bom líder de governo, que ao final do segundo mandato do presidente Lula foi acusado pelos próprios correligionários de ser mais governista que peemedebista, superando a docilidade do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e do líder da bancada, Renan Calheiros (AL), para com o Planalto.

Enquanto foi acusado de cuidar mais de seus interesses pessoais no governo que das demandas da bancada, resistiu. Enfraqueceu quando ameaçou enfrentar Renan e Sarney na disputa interna pelo comando nacional do PMDB, ainda no fim da era Lula. Caiu agora, com a complacência da dupla, depois de ser acusado de passar avaliação errada ao governo na votação da ANTT.
 
Foi Braga quem avisou a ministra (Relações Institucionais) Ideli Salvatti que havia riscos de derrota. Pediu uma conversa urgente, antes da votação. Quando Ideli perguntou se podia ser na semana seguinte, ele respondeu: "É fundamental para o governo a aprovação do Bernardo Figueiredo?" Ela respondeu: "Sim". Então, a conversa tem de ser hoje."

O encontro não ocorreu mas o novo líder não responsabilizou a ministra. Relatou a amigos que votara em favor do adiamento da votação precisamente para sinalizar ao governo que "a tragédia estava a caminho". Disse até que "Ideli fora enganada", por não ter recebido os informes corretos sobre a rebelião silenciosa dos governistas. A partir de agora, o dono oficial do termômetro é ele. Braga é quem dirá ao governo se a temperatura subiu a ponto de adiar a votação.
 
Eduardo Braga, ex-governador do Amazonas, o substituto de Jucá. - Arthur Monteiro/Ag. Senado - 07.03.12

Braga – ex-governador do Amazonas – está no primeiro mandato no Senado. Em conversa com Renan, Dilma disse que seu objetivo com a substituição é fazer um "rodízio" na liderança do governo – o que deve atingir também o líder do governo na Câmara, Candido Vacarezza (PT-SP). As informações foram confirmadas pela assessoria de Renan.
 
Prêmio – Hoje, a presidente receberá do Senado o prêmio Bertha Lutz. A solenidade de entrega está marcada para as 10h, no Plenário. Dilma é uma das cinco premiadas do ano.
 
A distinção é concedida a personalidades femininas que contribuíram para a ampliação dos direitos e do espaço da mulher na sociedade, sob vários pontos de vista. Dilma é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da República no Brasil. Sua trajetória começou na luta contra o regime militar, tendo sido presa e torturada.
 
Além de Dilma, serão agraciadas Maria do Carmo Ribeiro, ex-mulher do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990); a primeira senadora da história do Brasil, Eunice Mafalda Michiles; a representante da Comissão Pastoral da Terra Rosali Scalabrin; e a professora associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia Ana Alice Alcântara da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres.
 
Esta será a 11ª premiação desde a criação do diploma, em 2001, com o nome de Bertha Lutz (1894–1976) – uma das pioneiras do feminismo no País, líder na luta pelo direito de voto das mulheres.
 
José Sarney e Marco Maia devem falar na cerimônia. Também é esperado o pronunciamento de Dilma.

Fonte: Diário do Comércio / Agências - 13/3/2012

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.