Com o clima mais seco desde o final de julho, cafeicultores têm aproveitado para intensificar a colheita da safra 2012/13 do café arábica - chuvas entre junho e o início de julho atrasaram os trabalhos de campo.
Nesse cenário, segundo informações do Cepea, o volume de café disponível no mercado tem aumentado e pressionado as cotações externas e internas da variedade. Apesar de esta ser uma safra de produção recorde de arábica no Brasil, o volume de grão negociado até o momento ainda é considerado baixo por agentes.
Isso ocorre porque as chuvas no início da colheita atrasaram a disponibilidade de café de qualidade mais satisfatória - apenas recentemente que lotes de maior qualidade começaram a ser ofertados. Além disso, pesquisadores do Cepea apontam que, tendo em vista que as chuvas dos meses anteriores prejudicaram a qualidade dos grãos de parte da safra, alguns vendedores que possuem lotes de cafés mais finos e também que não têm necessidade de caixa neste momento estão retraídos, à espera de preços maiores para negociar.
As informações são do Cepea/USP, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Fonte: CaféPoint / 24/8/2012