As exportações brasileiras de café apresentaram um crescimento de 34,4% no volume de sacas embarcadas no mês de abril (2.694.183 sacas) em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 2.005.252 sacas. Contrariamente, a receita registrou uma leve redução de 1,5% na mesma base comparativa, fechando em US$ 480,561 milhões. As informações são do Balanço das Exportações divulgado pelo CeCafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).
Guilherme Braga, diretor-geral da entidade, comenta: “Esse aumento no volume exportado se deve em grande parte pelo fato de que o produto recupera o ritmo normal de comercialização, em relação aos atrasos que sofreu no ano passado, decorrente das chuvas nas regiões produtoras. Agora, esse café é escoado, gradativamente. Além disso, a receita também apresenta melhoras paulatinas, ficando apenas um pouco abaixo da registrada no ano passado por conta das oscilações sofridas no preço médio do produto”.
Em relação ao ano-safra, foram comercializadas 25.697.122 sacas de café entre julho de 2012 e abril de 2013, quantidade apenas 0,3% inferior à registrada no mesmo período da safra anterior. A receita apontada foi de US$ 5,136 bilhões.
O levantamento mostra que, considerando a qualidade do café, a variedade arábica respondeu por 86,8% das vendas do país nos quatro primeiros meses do ano, o solúvel por 10,6%, o robusta, por 2,5%, e o torrado & moído por 0,1% das exportações. Os cafés diferenciados (arábica e conillon) tiveram participação de 15,8% nas exportações em termos de volume e de 19,7% na receita cambial.
O relatório aponta ainda que a Europa foi o principal mercado importador de janeiro a abril, sendo responsável pela importação de 51% do total embarcado do produto brasileiro, enquanto a Ásia respondeu pela compra de 22% do total de sacas exportadas, a América do Norte também por 22% e a América do Sul, por 2%.
As exportações para os chamados Países Importadores Tradicionais tiveram um aumento de 16% nesse mesmo período, destacando-se o incremento de 16,5% nos embarques de café arábica para este mercado. O grande destaque ficou por conta dos Países Importadores Emergentes, que compraram 28% do produto exportado nos quatro primeiros meses do ano. Os Países Produtores e Outros Mercados reduziram a importação do produto em, respectivamente, 9,4% e 0,1%.
Segundo o Balanço das Exportações, a lista de países importadores de janeiro a abril de 2013 segue liderada pelos Estados Unidos, que adquiriram 1.973.226 sacas (20% do total exportado), seguidos pela Alemanha, com 1.760.734 sacas (18% do total). A participação do Japão manteve a terceira colocação, importando 1.010.393 sacas do produto brasileiro (10%). No quarto continua a Itália, com 932.898 sacas (9% do total). A Bélgica ocupa a quinta posição, com 647.101 sacas (6% do total).
Os embarques de café no quarto mês deste ano foram realizados em grande parte pelo Porto de Santos, por onde foram escoados 80,3% do produto exportado (8.039.489 sacas), pelos portos do Rio de Janeiro, que embarcaram 14,5% do total (1.449.719 sacas), e pelo Porto de Vitória, de onde saiu 1,1% do total (114.602 sacas).
Fonte: Assessoria de Imprensa do Cecafé - 9/5/2013
Communicação Assessoria Empresarial
www.communicacao.com.br
Confira a estatística de exportação de café