August 08, 2017

ATUALIDADES: Unimonte entrega paraciclo público na Vila Mathias

ATUALIDADES: Unimonte entrega paraciclo público na Vila Mathias

No canteiro central da Av. Rangel Pestana, equipamento já está funcionando

Fonte: Assessoria de imprensa Unimonte

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (dia 7), a Unimonte entregou à comunidade um paraciclo público na Vila Mathias, com capacidade para 80 veículos, que poderá ser usado pela população e pelos alunos da instituição. A cerimônia oficial aconteceu no campus e teve a presença da diretoria, professores e alunos da Unimonte e do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, já que o investimento faz parte de uma parceria com o governo municipal, dentro do projeto “Cidade Verde”.

O prefeito Paulo Alexandre destacou a importância de parcerias como a firmada com a Unimonte, que possuem custo zero à Municipalidade, e trazem uma série de benefícios à população. "Uma boa parceria com a Unimonte, que foi responsável pelo projeto e que fez o investimento, que vai melhorar a vida das pessoas que usam bicicleta na nossa Cidade. É de boas parcerias como essa que Santos precisa para avançar e fazer investimentos para melhorar a qualidade de vida do cidadão".

Para o vice-reitor da Unimonte, Adalto Corrêa Júnior, o paraciclo é a materialização daquilo que trabalhamos, efetivamente, aqui dentro da universidade, que é o ensino pela prática. "Estamos muito felizes de poder entregar para a cidade de Santos e seus habitantes este equipamento, com grande qualidade técnica e de execução, projetado pelos nossos alunos.”

Durante a cerimônia, a Unimonte e a Prefeitura de Santos firmaram outras parcerias envolvendo a realização de estágio por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, procedimentos médicos veterinários no Castramóvel e ações voltadas ao desenvolvimento urbano da área central da Cidade.

Com capacidade para 80 bikes, o equipamento fica no canteiro central da Avenida Rangel Pestana, em frente à Unimonte. O projeto do paraciclo público foi desenvolvido por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, baseado em pesquisa interna que constatou que a demanda pelos bicicletários aumentou nos últimos meses.

Segundo a CET, há 1 milhão de ciclistas em toda a Baixada Santista. “A ideia é atender a população durante o dia e os nossos alunos à noite, quando o comércio da região já está fechado”, explica o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimonte, Ricardo Andalaft.

Cada peça do paraciclo tem capacidade para dois veículos. A Unimonte também construiu uma área de convivência com bancos e piso drenante e manteve o jardim do entorno. Haverá rede Wifi exclusivamente aos alunos da Unimonte.

As obras tiveram início em junho. O valor do investimento por parte do centro universitário foi de R$ 100 mil. Nesta segunda-feira, a Unimonte entregou ainda os espaços que receberão o Laboratório-Escola de Análises Clínicas, o BeautySpa e a Jobs Agência Experimental de Comunicação.

Mão na Massa – Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimonte participaram das fases de elaboração do projeto e de obras do paraciclo público. A proposta da Unimonte é sempre estimular o aluno a vivenciar a prática da profissão ainda na universidade.

Sob a supervisão do arquiteto Ricardo Andalaft, coordenador do curso da Unimonte, participaram do projeto os alunos Antony Diego Saldanha, Aridiane Brito Rodrigues do Amaral, Bruno Veloso Iraha, Luiz Fernando dos Santos Almeida, Melissa Loscheck e Souza, Kauã Almeida Cordeiro Teixeira e Victor Luongo Lopes.


Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.