December 11, 2012

A hora certa para empreender

Mara Sampaio - Psicóloga e especialista em cultura empreendedora

Qual é o momento mais adequado para fazer mudanças na vida? Qual a melhor hora para empreender? No livro Gerenciando na Velocidade da Mudança, de Daryl Conner, ele faz uma analogia com a seguinte história: "No primeiro dia, um lago grande contém só uma única folha de nenúfar.

A cada dia o número de folhas dobra, até que, no trigésimo dia, o lago está completamente entupido de vegetação. Em que dia o lago estava pela metade?" No vigésimo nono dia, é a resposta.

A ideia é perceber que para o lago encher até a metade demorou vinte e nove dias e apenas um dia para ficar completamente coberto de folhas aquáticas.


Imagine que as folhas de nenúfar sejam as mudanças que ocorrem no dia-a-dia, os problemas e dúvidas que afetam sua vida profissional. Eles vão se multiplicando até que você tome uma decisão de buscar uma oportunidade para empreender. Este dia será o seu 29º dia. Ele pode ser hoje. Você está preparado?

Empreender pode ser uma escolha planejada em que uma pessoa se organiza para abrir um negócio de forma estruturada ou, o que é bem comum, situações da vida podem provocar mudanças em que as consequências o forçam a isto.

Para Elisabeth Cassiano, proprietária de cinco padarias na região metropolitana de São Paulo, foi da segunda forma: envolvida pelos fatos da vida aproveitou a oportunidade.

Elisabeth se tornou empreendedora impulsionada pela seguinte situação. Seu pai é português, dono de padaria, casou-se e teve cinco filhas. Quando cada filha completava 15 anos ele viajava com esta para conhecer Portugal.

Numa das viagens o pai sofreu um acidente vascular. Elisabete então com 19 anos e mais três irmãs assumiram a padaria. O que parecia temporário até a recuperação do pai, tornou-se definitivo. Foi muito trabalho e por várias vezes pensou em desistir até descobrir que gostava do que fazia.

Como folhas de nenúfar se multiplicam em todos lagos, pessoais, sociais e empresariais, cada situação de mudança gera novas transformações e foi assim que Elisabete se viu frente a outro 29º dia quando as irmãs decidiram se casar. Perceberam que a padaria não daria para manter as novas famílias.

A decisão das quatro sócias foi continuar juntas e crescer. Compraram uma segunda padaria com o propósito de adquirir uma empresa para cada uma no futuro.

A partir deste momento Elisabete não espera mais que o lago encha de nenúfar, sabe que isto é a realidade.

Antes que as situações lhe obrigue a agir por pressão, ela antecipa suas decisões. Passou a gerenciar estrategicamente seu negócio. Com a ascensão da classe C e D começou a investir nos bairros da periferia da cidade de Guarulhos.

Mudou a gestão e aprendeu a conhecer o novo cliente. As sócias abriram três padarias neste segmento que se tornou lucrativo. Confiantes no modelo de negócio que escolheram, estão preparadas para crescer mais.

As mudanças ocorrem cada vez mais rápidas no mundo atualmente. A forma como as pessoas se preparam para enfrenta-las é que será o diferencial entre ser bem sucedido ou não.

Você pode escolher com antecedência e preparar sua carreira profissional para empreender no que gosta ou deixar que a vida decida por você.

As folhas de nenúfar surgem diariamente, não espere chegar à metade do lago para fazer as mudanças, antecipe-se.

------------------------------------------------------------

Mara Sampaio é psicóloga e especialista em cultura empreendedora

Fonte: Brasil Econômico - 11/12/2012

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.