May 29, 2012

15 metros de Calado garantirão mais eficiência no Porto de Santos

As obras de dragagem do Porto de Santos, ampliando o calado dos atuais 13,5 para 15 metros, garantirão mais eficiência ao Porto de Santos. Atualmente, o porto recebeu navios com 334 metros de comprimento (LOA) e 42,80 metros de largura e boca com 14,5 metros de calado, o que já obriga os mesmos a navegarem com aproximadamente mil TEU a menos, para adequar o acesso no canal.

“Isso provoca perda considerável de eficiência e escala para os novos navios. A adequação do canal para 15 metros certamente resolverá este problema, garantindo, assim, que a relação de 1,5 vezes o tamanho do navio seja contemplada de eficiência e escala para os novos navios”, ressalta o diretor geral da Libra Terminais Santos, Roberto Teller.

Outro fator impactante é a estrutura de píer ou atracadouro dos terminais portuários, que deverão suportar o mesmo calado para que toda a cadeia esteja alinhada, o que hoje não ocorre. “A Libra Terminais Santos contempla em sua estrutura estas adequações e deve garantir, através de dragagens de manutenção, efetuadas pela Autoridade Portuária, que seus berços cumpram sempre os calados necessários e alinhados ao canal”, informa Teller.

Ele destaca que atualmente parte dos armadores reduziu o número de navios em Santos, devido ao aumento de suas capacidades, tanto em comprimento quanto largura. “As obras que levarão o canal a 15 metros facilitarão a absorção destes novos navios e outros que transportam até nove mil TEU contra a média dos atuais que contemplam quatro mil TEU”, explica o diretor geral da Libra Terminais Santos.

“O incremento do volume de navios deverá levar em consideração o crescimento natural da demanda do Porto de Santos nos próximos anos, em função do comércio internacional”, completa Roberto Teller.

Sobre o Grupo Libra

O Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários e de logística de comércio exterior do País, acaba de se tornar o primeiro grupo do setor na América Latina a operar de forma integrada todos os modais de transporte – da operação de terminais portuários e transporte fluvial à carga aérea, passando pelas soluções rodoviárias e ferroviárias. A recente aquisição do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que por sua vez detém um terço do Aeroporto de Angra dos Reis, completa o leque de soluções modais do Grupo.

A Libra Terminais, uma das líderes de mercado de operação portuária, reúne as operações portuárias de importação e exportação de contêineres na Libra Terminais Santos e na Libra Terminais Rio. Tem planos de expansão e diversificação das atividades nos Terminais de Santos e Rio e de construção de um novo terminal portuário em Imbituba (SC).

Já a Libra Logística dispõe de infraestrutura com centro de distribuição para o mercado interno e gerenciamento de transporte rodoviário e ferroviário e oferece soluções integradas para operações de armazenagem, movimentação, transporte, unitização e desunitização de contêineres para exportação e importação. É composta por unidades operacionais estrategicamente localizadas junto às principais rodovias e ferrovias da região sudeste, como a Libra Logística Campinas (porto seco), o Redex Libra Logística Cubatão (especializado em cargas frigorificadas), a Libra Logística Uberlândia (porto seco) e o Redex multimodal rodo-ferroviário Libra Logística Valongo, em Santos, com capacidade, principalmente, para operar cargas especiais e de projetos.

A Libra Aeroportos é a mais nova unidade de negócios da companhia, que visa oferecer ao cliente da Libra uma malha intermodal completa e integrada aos demais negócios da companhia. O Grupo é responsável pela operação do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, e detém 33% das ações do Aeroporto de Angra dos Reis – ambos com grande importância para o desenvolvimento do turismo fluminense. O Aeroporto Internacional de Cabo Frio conta ainda com estrutura e capacidade para armazenagem alfandegada de carga aérea ou marítima, além de funcionar como um importante base de helicópteros e serviços de apoio às plataformas offshore das bacias de Santos e Campos.

A Libra Participações engloba negócios sob controle do Grupo Libra ou em associação com outras empresas, sendo o principal deles a Companhia de Navegação da Amazônia (CNA), maior empresa de transporte fluvial de derivados de petróleo da região.

Fonte: FMA Notícias - 28/5/2012

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