April 08, 2015

Workshop de Geoprocessamento reúne representantes de prefeituras da região na Associação Comercial de Santos

Workshop de Geoprocessamento reúne representantes de prefeituras da região na Associação Comercial de Santos

Representantes de prefeituras da região participaram do II Workshop de Geoprocessamento da Região Metropolitana da Baixada Santista, realizado na manhã e tarde desta quarta-feira, 8 de abril de 2015, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

O evento foi uma realização do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), formado por representantes das prefeituras e do Governo do Estado, indicados dentre as secretarias que atuam na região. O workshop foi organizado pela Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Condesb.

O I Workshop de Geoprocessamento da Região Metropolitana da Baixada Santista ocorreu em 23 de abril de 2014, em Guarujá.

ABERTURA

O coordenador da Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação, Márcio Quedinho, fez uma breve apresentação dos trabalhos, no Auditório da Associação Comercial de Santos.

No período da manhã, o engenheiro Éder Rodrigues de Oliveira e Alfredo Pereira, da NetTelecom, abordaram a importância da infraestrutura para o geoprocessamento.

Em seguida, Sérgio Dousseau e Rogério Thomé, da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), falaram sobre as aplicações geográficas utilizando a biblioteca livre TerraLib - http://www.terralib.org/

As exposições da manhã foram encerradas com palestra de Ricardo Pereira Silva, da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Governo. Ele abordou cartografia digital.

Após o almoço, Alexandre Iamamoto Ciuffa, do Instituto Cartográfico e Geográfico (ICG), fez uma apresentação sobre a nova produção cartográfica do ICG e sobre a viabilidade da integração entre Estado, Região e Município por intermédio de uma infraestutura de dados espaciais.

Sidney Soares Filho e Rubens Ricardo Franz, da Caixa Econômica Federal (CEF), fizeram uma explanação sobre o Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) e a gestão dos setores sociais básicos.

A última palestra da programação ficou a cargo de Paulo Roberto de Oliveira e Gunther Graf Junior, da Prefeitura de Santos, que abordaram o Sistema de Informações Geográficas (SigSantos), enfocado como um sistema de apoio a decisões no município santista.

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.