July 31, 2014

TV Tokyo, do Japão, grava entrevistas com alunos do Curso de Café da Associação Comercial de Santos

TV Tokyo, do Japão, grava entrevistas com alunos do Curso de Café da Associação Comercial de Santos

A TV Tokyo, do Japão, gravou entrevistas com alunos - orientais e brasileiros - do 56.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), na manhã de terça-feira, 29 de julho de 2014, na Sala de Classificação e Prova da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar, no Centro Histórico.

A turma contou com 17 alunos - 7 japoneses, 1 vietnamita, 1 taiwanês, 1 suíço (radicado há seis anos no País) e 7 brasileiros.

O curso começou em 7 de julho e terminou em 31 de julho, com aulas diárias, de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas, de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

O objetivo da TV Tokyo é preparar material para um programa sobre o café, de caráter econômico, que terá uma hora de duração, com cerca de 20 minutos sobre o mercado do Brasil, 20 minutos da Indonésia e 20 minutos de debates.

Pela TV Tokyo, vieram Keni Sawada, diretor da Media Mettle, e um cinegrafista, assessorados por Lina Abuno, da Native Brasil, que assessorou e traduziu as conversas do japonês para o português e vice-versa.

A equipe gravou entrevistas com alunos japoneses, com um dos professores do curso da Associação Comercial de Santos, Nilton Ribeiro, da exportadora de café Stockler, e com o aluno José Roberto Levy, da Dínamo Inter-Agrícola, que tem o único armazém de beneficiamento do produto no porto santista, além de filmar os alunos classificando os grãos verdes e degustando cafés.

Além disso, foram gravadas imagens dos alunos em provas de degustação de cafés e de classificação dos grãos verdes, bem como cenas da aula teórica.

O curso foi também orientado pelo professor Candido Mattar Ribeiro, da Triple R Consultoria.

A tradutora Sayoko Nakai traduziu as aulas do japonês para o português e vice-versa.

ETIÓPIA

Por uma coincidência, dois dos quatro tipos de cafés provados pelos alunos na terça-feira eram da Etiópia, o que é incomum, pois os grãos para o Curso de Café da Associação Comercial de Santos são normalmente brasileiros. A Etiópia é considerada por muitos especialistas o berço do café.

Um grão etíope era o Etiopia Sidamo, altamente aromático, doce, com suavidade e sinfonia de notas perfumadas.

O outro era o Etiopia Limu, sedoso, com um toque de mel, úmido.

Os cafés nacionais foram premiados em 2013, no 12.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo.

Um era cereja descascado, da região da Mogiana, SP - de São Sebastião da Grama.

O outro era cereja descascado, também da região da Mogiana, de Espírito Santo do Pinhal.

Para facilitar a memorização dos sabores, os alunos, antes da degustação dos cafés, tinham de experimentar água de três sabores - salgado, doce e ácido.

Para a degustação, o café é colocado na boca, sem ser ingerido, e depois lançado fora, em uma vasilha especial de descarte.

Cada aluno anotou em uma pequena ficha as características de sabor e aroma da bebida.

LIGA

Na aula de terça-feira, os alunos tiveram que formar uma liga de grãos verdes para exportação. Eles tinham que pegar amostras de quatro tipos de cafés e fazer a classificação, separando os grãos bons dos grãos com defeito. De cada tipo, precisavam reservar um percentual determinado para formar a liga para embarque.

Na mesma aula, os alunos brasileiros ouviram uma exposição de Alexandre Ferraz, trading da Stockler, que falou sobre o mercado de exportação de café.

ALUNOS

Eis os alunos inscritos para o 56.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

Chia Sheng Chen - Outspan

Duong Chau Nguyen - UCC Ueshima

Frederick Wolfensberger - Dínamo Inter-Agrícola

Gabriel Meireles de Souza - Comexim

Hidehiro Tojima - Kasho

Hiroyuki Fujii - MC Coffee

Igor Juliano Pereira Mendes

José Roberto de F. Azevedo Levy - Dínamo Inter-Agrícola

Kenta Suzuki - MC Coffee

Koji Enomoto - UCC Ueshima

Luiz Saulo Gabriel

Masayuki Fukushima - UCC Ueshima

Rafael Jorge Cordeiro Gonçalves - Stockler Comercial e Exportadora

Roger Acacio Bruno

Toyoshi Ishihara - MC Coffee

Walid Isa El Assal - Mitsui Alimentos

Yoko Yataka - UCC Ueshima

CURSO DE CAFÉ DA ACS

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de outras nações complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.

Os alunos também fazem visita a uma fazenda de café e a um terminal de exportação - no caso, da Dínamo Inter-Agrícola, que tem o único armazém de beneficiamento de café no Porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br



 





































































































































































Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.