Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
A reorganização do sistema educacional durante a pandemia da Covid-19 foi tema da reunião da Câmara das Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS). O encontro ocorreu de forma virtual na manhã desta quarta-feira (10).
De acordo com a coordenadora Sílvia Penteado Teixeira, o tema foi tratado em um seminário realizado pelo Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, no final de fevereiro. "O webinar centrou o foco do debate na questão da autoavaliação. Eles trataram também do excesso de burocracia que tem emperrado avaliações no Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão responsável pela condução das avaliações.
Preocupados com o atual cenário, onde a região deve entrar na Fase Roxa nos próximos dias, os integrantes avaliaram que em alguns quesitos as universidades evoluiram muito em questão da tecnologia, mas por outro lado, ainda há muita falta de flexibilização por parte dos órgãos governamentais.
Seminário
O Seminário Universidade - Empresa, que estava previsto para ocorrer em 2020, mas em função da pandemia precisou ser adiado, deve ocorrer em novembro. "A inclusão digital deve ser um dos assuntos abordados, já que a pandemia nos porporcionou isso de uma forma rápida", explicou a professora Regina Spadori.
ACS Jovem
No início da reunião, o coordenador da ACS Jovem, Leonardo Delfino, falou do interesse dos jovens do núcleo em se aprimorar como empreendedores. Por isso, solicitou aos docentes ajuda no processo de oratória, persuasão, liderança e trabalho e em equipe.
Segundo a coordenadora da Câmara, os integrantes irão elaborar nos próximos dias um curso com profissionais especializados em oratória para ajudar no desenvolvimento dos jovens da ACS.