July 17, 2013

Proposta de nova legislação que trata da paisagem urbana é apresentada na Associação Comercial de Santos

Proposta de nova legislação que trata da paisagem urbana é apresentada na Associação Comercial de Santos

A proposta de nova legislação sobre a paisagem urbana em Santos foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 17 de julho de 2013, aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, CMDU. A reunião extraordinária aconteceu no auditório do 1º andar da Associação Comercial de Santos, ACS, situada à Rua XV de Novembro, 137, Centro, Santos.

A apresentação foi realizada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves, e teve a presença do 2º Vice-presidente da ACS, Ramiro Marote.

A nova Leia de Paisagem Urbana é contemplada desde 1998 no Plano Diretor do Município e tem como principal desafio ordenar e impor limites aos excessos gerados pela poluição visual comum aos grandes centros. De acordo com Nelson Gonçalves, também é necessário cuidar da paisagem do Centro Histórico de Santos de forma diferenciada. “A intenção é preservar as linhas arquitetônicas e valorizar espaços públicos, permitindo que a cidade atrás das placas seja desvendada, proporcionando melhor qualidade de vida a todos”.

Entre os diversos objetivos da legislação estão: garantir o direito de todos à fruição da paisagem, a qualidade ambiental do espaço público, a possibilidade de identificação, leitura e apreensão da paisagem e de seus elementos constitutivos; criar uma identidade visual e assegurar o equilíbrio entre os diversos elementos que compõem a paisagem urbana garantindo suas características estéticas e funcionais; favorecer a visibilidade e ambiência do patrimônio cultural e ambiental urbano; garantir a acessibilidade dos espaços públicos a veículos e pedestres, por meio da fluidez, segurança e conforto de seus deslocamentos; disciplinar o uso do espaço público e privado, subordinando-o a projeto previamente estabelecido segundo parâmetros legais; elaborar normas e programas específicos para os distintos setores da cidade, considerando a diversidade da paisagem nas várias regiões que a compõe.

Os conselheiros terão até o próximo dia 22 de julho para avaliar a proposta e enviar sugestões para que essas sejam encaminhadas ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa. No dia 24 de julho haverá outra reunião do CMDU para que todos os detalhes sejam ajustados.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.