Na manhã da última segunda-feira (13), o auditório da Associação Comercial de Santos foi palco de um grande evento onde mães e mulheres se reuniram com o mesmo objetivo: trilhar o caminho para se tornarem líderes economicamente.
Este é o grande propósito do Programa 'InovaMãe - Carreira e Empreendedorismo', uma iniciativa inédita que oferece conhecimento e ferramentas para que as mães e mulheres santistas possam gerar renda e conquistar independência financeira.
A mesa de abertura refletia a importância e o apoio que esta iniciativa recebeu. Entre os presentes estavam o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco; o prefeito da cidade, Rogério Santos; a coordenadora da Comissão de Mulheres da ACS, Eliane Sammarco; a vice-prefeita de Santos, Renata Bravo; o Secretário de Assuntos Portuários e Emprego, Elias Júnior; a Coordenadora da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Larissa Paz, e a fundadora da B2Mamy, Dani Junco.
Em um gesto simbólico, Mauro Sammarco, o anfitrião do evento, vestiu a camisa do projeto, demonstrando o compromisso da Associação Comercial de Santos com a causa. Em seu discurso, ele destacou a importância do projeto e como ele se alinha com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, especialmente aqueles relacionados à educação de qualidade, igualdade de gênero e parcerias institucionais. “Estamos muito felizes em apoiar esse importante projeto para a nossa região. Com a nossa plataforma de cursos on-line ACS Academy, que disponibilizamos para nossos associados, conseguimos captar recursos que nos possibilitaram investir nessa iniciativa. Nossa proposta é cada vez mais multiplicar ações de educação, com os recursos da própria educação”, disse Mauro.
O prefeito Rogério Santos compartilhou sua visão sobre a recém-criada Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, destacando a necessidade de políticas públicas. “Esta iniciativa proporcionará realizações nas áreas de empreendedorismo e geração de renda, promovendo a autonomia e a autoestima que a mulher, inserida em uma sociedade onde é possível encontrar barreiras sociais, precisa. É uma inserção que ampliará espaços e parcerias na Cidade que é a mais feminina do Brasil, representando 56% dos munícipes”, destacou o prefeito.
A vice-prefeita Renata Bravo expressou sua gratidão à Associação Comercial de Santos por patrocinar o evento, ressaltando a importância de oferecer apoio às mulheres que enfrentam o dilema entre maternidade e carreira. Ela enfatizou a mensagem de que as mulheres não precisam escolher entre uma coisa ou outra, mas sim podem equilibrar ambas com sucesso.
Dani Junco, fundadora da B2Mamy, compartilhou detalhes inspiradores sobre o projeto e sua conexão com Santos. Com um olhar atento para a necessidade de geração de renda para as mulheres na cidade, ela delineou o objetivo do programa de capacitar as mães para se tornarem líderes econômicas, unindo setores público e privado para fornecer educação de qualidade e oportunidades de networking.
Por fim, Larissa Paz, a nova secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, compartilhou sua experiência prévia com a temática por meio de sua participação na comissão das mulheres advogadas da OAB - Santos. "Essa colaboração estreitou os laços entre duas instituições essenciais, a OAB e a Prefeitura, e já estávamos engajados em abordar todas as questões pertinentes às mulheres, inclusive aquelas relacionadas às batalhas que enfrentam", declarou Larissa.
As inscrições já estão abertas para as mais de mil vagas gratuitas do programa e podem ser feitas até o dia 16 de junho pelo site oficial do B2Mamy https://www.b2mamyacademy.com.br/inova-maes
O programa é uma realização B2Mamy e Prefeitura de Santos, com patrocínio da Associação Comercial de Santos (ACS) e apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e Parque Tecnológico de Santos.
Sobre o Programa
O projeto ajuda a fomentar o empreendedorismo e a empregabilidade com conteúdo e acesso à plataforma de Educação. Dividido em três fases, o 'InovaMãe' tem duração de três meses e inclui, na primeira fase, o desenvolvimento de peças de conteúdo de rede social, redação de release para imprensa e relacionamento com a mídia, evento presencial com representantes de empresas.
Na segunda fase, serão desenvolvidas trilhas sobre empreendedorismo e empregabilidade: uma de habilidades sociais e metas pessoais, outra de empregabilidade e retorno ao mercado de trabalho e a terceira de empreendedorismo e marketing digital.
As aulas serão realizadas de forma remota, com encontros on-line e já gravados para que a mulher tenha possibilidade de flexionar sua rotina com o curso.